quinta-feira, 27 de maio de 2010

Lourenço Mutarelli

Fato: Lourenço Mutarelli é o melhor AUTOR de quadrinhos do Brasil. Pelo menos no meu ranking pessoal, ele é o número 1, posição conquistada por obras seminais como "Transubstanciação", "O Dobro de 5" e "Eu te amo, Lucimar". O Cara consegue ser MUITO bom tanto no traço quanto nos argumentos, algo raro em se tratando de quadrinhos nacionais (os badalados irmãos Moon e Bá, por exemplo, que estiveram inclusive dia desses no Roda Viva da TV Cultura, são muito bons no traço mas fraquinhos no argumento). Recentemente se revelou também um bom ator, ao participar da excelente adaptação de seu romance - sim, romance, o cara enveredou de vez pela literatura propriamente dita e, infelizmente, abandonou as grphic novels - "O cheiro do ralo". Não deixe, sob hipótese nenhuma, de ver este filme, é uma verdadeira obra-prima do cinema nacional, além de ser, provavelmente, o melhor papel do sempre excelente Selton Melo.

Abaixo, algo sobre Mutarelli - via Maringá, Paraná.

___________________________________________________________


O quadrinhista brasileiro mais premiado tem duas fases distintas. Depois de títulos mais agressivos, influência da síndrome de pânico, Mutarelli encontrou nas graphic novels policiais o sucesso internacional.

Nascido em abril de 1964, o paulista Lourenço Mutarelli é um dos mais conceituados artistas dos quadrinhos brasileiros, dentro do estilo quadrinhos de autor. Graças à uma doença chamada síndrome do pânico, também conhecida como psicose maníaco depressiva, sua carreira está dividida em duas fases.

A primeira, no início dos anos 90, com crises de ansiedade e depressão, criou obras mais agressivas, num estilo mordaz, cínico e que não traz muito orgulho ao artista atualmente. A segunda, no final da década de 90, com a doença sem tanta influência sobre o trabalho, envolve uma narrativa policial. Uma nova perspectiva de relação vida/trabalho ocasionada justamente pelas oportunidades oferecidas pelo mundo dos quadrinhos.

DESTINO PREMIADO - As personagens do universo de Mutarelli não são heróis. São pessoas comuns que sofrem das desgraças da vida como solidão, tem deficiências físicas, distúrbios de comportamento, desilusões amorosas e morrem. Afinal, ninguém foge de seu destino.

Como se não bastasse, Lourenço faz questão de explicitar a condição humana dando contornos bizarros e cruéis ao enredo. As histórias tem várias citações bíblicas e poéticas, além de referências de arte surreal e impressionista de pintores como Dali, Munch e Doré. E, também, de literatura, música latina, Velvet Underground e fatos banais do dia-a-dia, incluindo amigos como personagens.

Mutarelli começou como todo artista que trabalha fora dos padrões comerciais. Publicando suas histórias através dos fanzines, Lourenço conquistou respeito e admiração. Mas, ao apresentar seu trabalho em alguma editora do mercado, era comum ser recusado pela aparência "estranha" que conceituavam sua arte.

E foi justamente essa qualidade estranha que fez de Lourenço Mutarelli o quadrinhista brasileiro mais premiado. Além dos tradicionais prêmios Angelo Agostini e HQ Mix, também faturou a premiação de melhor obra na 1º Bienal de Quadrinhos do RJ.

FANZINES - Formado em Belas Artes em 1983, trabalhou no estúdio de Maurício de Sousa entre 1996 a 1998 e, depois, lançou seu primeiro fanzine batizado de " Over 12". A partir daí, entrou de cabeça no mercado alternativo, fazendo parceria com Marcatti e publicando em revistas como Tralha, Porrada, Pau-Brasil, Animal e Mil Perigos. Em 1991, lançou sua primeira graphic novel, "Transubstanciação". Com o sucesso da revista que já vendeu mais de 15 mil exemplares, encontrou o reconhecimento de público e crítica através das histórias em formato de livros.

Como influência, os clássicos Tintin, Flash Gordon e Spirit, passando pelo underground americano de Robert Crumb até os refinados europeus como Moebius e Hugo Pratt. O processo de trabalho é assim mesmo, como uma fermentação de várias coisas ao mesmo tempo, onde abusa da observação para captar seus roteiros e desenhos.

Considerando seu desenho sujo, questiona o recebimento de tantos prêmios, mas é meticuloso em criar ambientes fotografando cenas e praticando desenho de observação. Já a elaboração das personagens é estruturada através de livros de psicologia.

INTERNACIONAL - Depois de tantas personagens negativas, com rancor e melancolia, a narrativa policial da trilogia "O Dobro de Cinco", "O Rei do Ponto" e "A Soma de Tudo" do detetive Diomedes, levou a obra do quadrinhista até Portugal e Espanha.

Além dos quadrinhos, o artista também já fez capas de discos, ilustrações para livros de músicas e para Role Playing Games. Mas, o trabalho mais curioso é a série "Está Um Lindo Dia", onde refaz os traços de quadrinhistas famosos como Herge, Art Spielgmann, Angeli, Marcatti, Fernando Gonsales, entre outros, colocando bico de patos nas personagens.

Com uma carreira e estilo completamente diferente de qualquer outro autor brasileiro, Lourenço Mutarelli é mais original exemplo de merecido reconhecimento pela obra. Fazendo quadrinhos sem se importar com o mercado, o artista viciado em remédios sempre quis sobreviver, apesar de tantas crises depressivas. E, felizmente, Mutarelli foi salvo pelos quadrinhos.

Andhye Iore

------------------------------

14:50 horas. Desço do metrô na estação Ana Rosa. É sábado, não há trânsito nas ruas nem tumulto nas escadas rolantes: São Paulo não se parece com São Paulo. A passos céleres, caminho alguns quarteirões rumo ao apartamento do cartunista, escritor e agora também ator Lourenço Mutarelli, 46, um dos meus autores brasileiros prediletos.

O primeiro desafio? Preparar-me para conviver, por alguns instantes, com seus cinco gatos - nutro um ódio descomunal, no meu interior, por esses animais. O segundo desafio? Não atrasar. Mutarelli tem o costume de ser pontual em seus encontros. Como marquei a entrevista para as 15 horas, ainda tenho 10 minutos.

Entre o metrô e a residência de Lourenço Mutarelli existem duas boas livrarias. Não resisto. Entro na primeira. Procuro. Olho. Não encontro. Chamo o atendente.

Quero uma edição de “O Cheiro do Ralo”. Ele me diz que está esgotada, não tem um exemplar há muito tempo. Saio decepcionado. Estou com os quatro livros de Mutarelli na bolsa, menos “O Cheiro do Ralo”.

Na segunda livraria, minha esperança novamente é despertada. Uma mulher responde que sim, tem a obra para me vender. E vai procurar. E volta de mãos vazias. Desisto. Saio da livraria. Caminho mais um pouco. Paro na frente do prédio, cujo número consigo lembrar muito vagamente.

Mas não é necessário conferir o papel que levo no bolso. No segundo andar do edifício, a prova de que o autor reside ali: um gato descansa na janela, como um suicida hesitando se arremessar. Entro no prédio ao som de fortes trovões. Olho para o céu. Nem havia reparado: é o começo da chuva.

Mutarelli abre a porta, estende a mão, me dá um sorriso. Com os pés, segura um dos gatos que tenta desertar corredor afora. Entro. Desvio de um outro gato. A sala é dominada pelos felinos e por uma absurda quantidade de livros. Sentamos. Ele, no sofá encostado na janela; eu, no outro sofá.

Tiro da bolsa meus livros, um bloco de notas e duas canetas. Antes que eu dispare a primeira pergunta, Mutarelli sugere um café. Vamos para cozinha, dois viciados em cafeína.

Infelizmente, eu digo, tive um problema com meu gravador e não vou registrar a nossa conversa. Eu gostaria tanto de guardar um registro, confesso. “Pôxa, que pena”, ele lamenta, enquanto prepara a bebida. Para o escritor, o gravador tem sido um recurso de extrema importância ultimamente.

“Minha memória é muito ruim. Esses dias, eu estava no carro e surgiu uma ideia muito boa. Mas esqueci. Lembro, apenas, que era muito boa. Agora, sempre saio de casa com o gravador”, diz, explicando a diferença existente entre o tradicional bloquinho de notas: “Quando eu gravo os textos, eles ficam mais espontâneos”. A outra função do gravador é auxiliá-lo a decorar as falas das peças teatrais que encena. Em cartaz com “Música para ninar dinossauros”, escrita e dirigida por Mário Bortolotto, Mutarelli teve apenas dois meses para decorar suas falas. Nesse período, quem foi seu maior companheiro? O gravador.

Além dos gatos, Mutarelli divide seu apartamento com a mulher – com quem está casado há 17 anos – e seu filho. A vida conjugal modificou a organização de sua produção artística. Ele adaptou sua rotina à de sua mulher e, enquanto ela saía de casa para o trabalho, Mutarelli retomava seus textos e desenhos.

Compartilhando a mesma opinião de Jorge Amado, o período matutino é o mais produtivo para o autor de “O Cheiro do Ralo”. Curiosamente, Lourenço Mutarelli não lê nenhum dos jornais espalhados na mesa da sala de jantar. À sua disposição, os exemplares da Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo permanecem intocados. “Minha mulher é assinante e separa os meus assuntos prediletos: medicina e página policial”.

A crítica - Quanto aos textos publicados sobre suas obras, o escritor enfatiza: “Não leio as críticas sobre meus livros”. Esse afastamento da produção crítica, segundo ele, deve-se ao fato de ser constantemente atacado pelos jornalistas e especialistas em literatura.

“É burrice achar que eu sempre vou fazer um livro melhor do que o outro. A Folha de S. Paulo, desde que recusei um trabalho que a empresa me ofereceu, sempre me ironiza, me ataca e desvaloriza a influência dos quadrinhos que eu levo para os livros”, diz.

E a Folha pegou pesado mesmo. Lembro Mutarelli da forte crítica publicada pelo jornal no lançamento de “A Arte de Produzir Efeito sem Causa”, publicado em 2008 e que venceria o 3º lugar do Prêmio Portugal Telecom no ano seguinte.

Na resenha veiculada, Alcir Pécora, professor de literatura da Unicamp, considerava o livro como “um gibi sem desenho”, classificou o enredo como “bobo” e ainda afirmou compreender a situação do leitor que, impaciente, “deixasse de lado o livro”. “Aquela crítica me travou. Eu estava no meu primeiro bloqueio criativo quando li, e não consegui escrever mais nada por um tempo”, lembra Mutarelli.

O primeiro bloqueio criativo aconteceu em 2008, durante o período de um mês que passou nos Estados Unidos, a convite da Companhia das Letras, para escrever uma história de amor que se passa na cidade. “O livro que eu fiz para a série ‘Amores Expressos’ é um livro de muitas divergências. Os editores acharam a obra muito confusa, me pediram para mexer no original e eu aceitei. Sinto, no entanto, que as mudanças prejudicaram a história. Eu não gosto desse livro”, diz, ressaltando que, no ano que vem, quando a editora pretende lançá-lo, voltará ao texto para modificá-lo. O motivo da crise?

“Acho que a falta de grana me tirou do foco do livro”, arrisca. No difícil mercado editorial brasileiro, mesmo já sendo um autor respeitado, Mutarelli não consegue viver apenas de literatura. “Com a grana que eu ganho vendendo livros, daria apenas para eu e minha família vivermos um mês”.

Ao mesmo tempo em que ignora as críticas negativas, Mutarelli também não se sente confortável ao ler os comentários que enaltecem suas obras: “Eu me sinto supervalorizado quando falam bem sobre meus livros”, conta. Na última edição da Festa Literária de Parati, a Flip, em 2009, o cantor, compositor e também escritor Chico Buarque elogiou, durante sua palestra, o estilo narrativo de Mutarelli, que carrega a influência dos quadrinhos para a literatura.

O escritor paulistano já sabia que Chico havia lido “O Cheiro do Ralo”. Um amigo em comum dos dois, que trabalha com produção de shows, apresentou os textos de Mutarelli ao escritor e mito vivo da MPB. “Foi bacana saber a opinião do Chico. Ele é um cara que eu respeito muito, mas isso não me deixou mais seguro no que faço”.

O escritor - O texto de Mutarelli é conciso, veloz, desesperado. Em diversos momentos, o autor escreve apenas uma palavra em uma linha, o que dá uma dinâmica bem mais rápida na condução da história. “Eu escrevo de ouvido. É um ritmo. Gosto de como a imagem se transforma no texto, mas quero fugir disso”.

Concernente à própria escrita, algumas coisas mudaram para Mutarelli entre 2004 e hoje. “Escrever era fácil. Agora, não é mais”, revela. Felizmente, para nós, leitores, não é uma crise de criatividade ou algo do gênero. Seguindo as manias e as neuroses incomuns de seus personagens, o escritor revela ter dificuldades em escrever, simplesmente, porque o teclado de seu novo laptop é irritante. “O teclado é pequeno, sempre erro ao digitar o texto, tudo isso me incomoda muito”.

Observando sua escrita de seu último livro, “Miguel e os Demônios” (2009) e “O Cheiro do Ralo” (2004), há algumas diferenças. Nas suas primeiras obras, “O Cheiro do Ralo” e “Jesus Kid” (2004), o autor usa, por exemplo, a expressão “viado”. Em outras obras recentes, publicadas pela Companhia das Letras, a expressão está de acordo com a norma culta da língua portuguesa: “veado”. Pergunto a Mutarelli sobre a mudança e ele fica surpreso. “Nunca prestei atenção nisso!”, diz. Sobre a troca realizada pela editora, ele afirma não se importar, embora considere “veado” uma expressão muito “afrescalhada”.

Outra mudança pode ser percebida na prosa poética apropriada pelo autor. “No começo, meu texto era muito mais poético”, reconhece. Em “O Natimorto” (2004), por exemplo, há passagens compostas basicamente por poesia, e é um romance. “Hoje, estou buscando uma escrita sem efeito”, diz.

Pergunto, então, para Mutarelli, a razão de nunca ter escrito um poema. A resposta do escritor revela o cuidado com sua proposta artística inovadora. “A poesia está tão desgastada, saturada, que é difícil dizer algo que já não foi dito. É difícil trazer algo novo”. Curiosamente, ele não se considera um escritor: “Acho que eu preciso me profissionalizar, ter uma rotina para escrever, publicar um livro por ano”, diz.

O Cheiro - Quando recebeu a proposta para vender os direitos de “O Cheiro do Ralo” para o cinema, Mutarelli nunca imaginou que a versão das telonas pudesse arrebanhar uma nova legião de fãs interessados por suas histórias e pela própria obra: “Achei que ninguém mais fosse atrás do livro”, confessa.

Nesse momento da conversa, ele sugere que peguemos mais um café. Vamos para a cozinha. Enquanto ele se dedica ao preparo, digo ao escritor que ler suas obras é observar, em cada enredo, a repetição constante da rotina de seus personagens.

Por quê? “A rotina é importante para mim. Ela é ruim, ela escraviza e mostra o quanto somos ridículos”, diz. A repetição das atividades diárias de seus personagens funciona, nos livros, como um recurso cômico muito peculiar de Mutarelli. Para o leitor, é impossível não contemplar as irascíveis ações do dia a dia sem esboçar um sorriso. “É um humor meio negro. Quando escrevo, também dou risadas”, confessa.

Outro tema recorrente em seus livros é o relacionamento familiar conturbado vivido pelos personagens. Com exceção de Jesus Kid, todas as histórias revelam as brigas, os desentendimentos e o desgaste da relação familiar. A estrutura da família, conturbada, foi, curiosamente, vivida pelo narrador, durante a infância.

“Hoje, com a minha nova família, nossa relação é muito melhor”. Então, é recorrendo a alguns aspectos autobiográficos que Mutarelli consegue retratar os problemas conjugais que, por sua vez, justificam a profundidade psicológica dos personagens de seus enredos, geralmente rocambolescos. O café já está quente. Ele serve a bebida na minha xícara. Mutarelli caminha equilibrando sua caneca nas mãos. Eu ando com o bloco de notas, a caneta e a xícara. Quem se dá mal no trajeto entre a cozinha e a sala é um de seus gatos, que acaba tingido por um tanto de café derramado. Mutarelli pede perdão ao felino.

Tomo o último gole da minha bebida. O café acabou. Encerro a entrevista. Pego os quatro volumes que trouxe, entrego a Mutarelli e “exijo” que sejam assinados. Na dedicatória, ele faz um autorretrato na minha dedicatória: raridade de colecionador. Enquanto Mutarelli assina os livros, lembro de uma questão importante, que quase esqueço num canto isolado da minha fraca memória. Você acha que sua obra vai resistir ao tempo? Lourenço Mutarelli para.

“Nunca tinha pensado nisso”, responde. Olha para São Paulo, talvez à procura de mais uma resposta, com a serenidade de um monge tibetano. Noto, pela primeira vez, a semelhança dele com o “homem da propaganda do Bom Bril”, como ele mesmo descreve o protagonista de “O Cheiro do Ralo”.

Para Mutarelli, que há poucos minutos atrás afirmou jamais ter tido “a pretensão de escrever uma obra de arte”, a resposta é sim, sua arte resistirá ao tempo: “‘Transubstanciação’ foi relançado em 2004, uma década depois da primeira edição e fez mais sentido na época”, recorda.
Mutarelli encerra a sessão de autógrafos e me entrega os volumes. Coloco tudo na bolsa. Agradeço. Agradeço o café. Agradeço a entrevista. Agradeço os livros escritos e as boas horas de literatura que ele me proporcionou. Já estou em frente ao elevador. Agradeço novamente. Volto para apertar sua mão. Deixo o edifício com alguns pingos de chuva molhando-me a cabeça. Caminho. Paro um instante. Volto para a frente do prédio: o gato branco, gordo, continua contemplando São Paulo do 2º andar.

Publicada em O Diário do Norte do Paraná.

por Alexandre Gaioto

Nenhum comentário: