Esses são alguns dos muitos responsáveis pelas histórias do herói. Você não precisa saber que estas pessoas existiram para se divertir com Homem de Ferro 2. Eu sei, e quem sabe da existência delas fica um pouco incomodado. Elas foram muito pouco recompensadas pelo que fizeram.
Lee, editor, roteirista e depois publisher da Marvel, foi o que se deu melhor. Ele criou o conceito do playboy cientista de coração partido, Howard Hughes com a pinta de Errol Flynn. Foi em março de 1963, na revista Tales of Suspense, número 39. O roteiro era assinado por seu irmão Larry, com arte de Kirby e Heck. Em setembro o Homem de Ferro já fundara a equipe de super-heróis, os Vingadores. Em dezembro o herói já vestia a armadura vermelha e amarela.
Foram nos anos 60 que a “mitologia” do Homem de Ferro que é explorada nos filmes foi criada: os assistentes Pepper Potts e Happy Hogan, a espiã Viúva Negra, o inimigo Whiplash, a organização S.H.I.E.L.D., o superespião Nick Fury. O outro período realmente importante para a definição do personagem foi em 1979, quando Michelinie e Layton introduziram seu chapa Jim Rhodes, o capitalista rival Justin Hammer, e o alcoolismo de Tony Stark.
O que estes criadores ganharam para criar as aventuras do Homem de Ferro? Um frila por escrever a história, um fixo por página desenhada.
Hoje, a indústria americana de quadrinhos paga alguns royalties, às vezes, para os criadores, sem lhes dar direito autoral. É o modelo inevitável quando você está brincando com os brinquedos dos outros - personagens famosos, propriedades de corporações. Na época que o Homem de Ferro foi criado, era uma graninha por página e olhe lá. Era o esquema, os contratos eram legais e ponto - o famoso “work for hire”, ou no Brasil CCDA, Contrato de Cessão de Direitos Autorais. Eles sabiam o que estavam assinando. Mas não podiam prever as fortunas que seriam geradas a partir de suas criações.

Gene Colan, 83 anos, desenhou para a Marvel durante 63 anos. Está na pindaíba. Este ano, a Marvel e a Hero Initiative publicaram The Invincible Gene Colan, um livro capa dura, dedicado à arte única deste desenhista, com textos de gente como Neil Gaiman e toda renda líquida indo para Gene. Visite a Hero Iniative e você vai descobrir vários produtos que todo fã da Marvel deve ter, e ainda ajudar os criadores que precisam. Basta acessar aqui.
por André Forastieri
Fonte: Blog dele
Nenhum comentário:
Postar um comentário