sexta-feira, 8 de maio de 2015

Carranza é do caralho ...

Buceta do caralho
Pablo Carranza é um cartunista/quadrinhista sergipano radicado no Rio de Janeiro que vem publicando, em periodicidade pretensamente semestral – nunca dá pra saber, o mercado é cruel – a revista de humor assumidamente ofensivo “smegma” – não busque imagens com esta palavra no google, ele alerta. Está na segunda edição, que vem com três histórias e algumas tirinhas. A primeira, “estrelada” por um dos personagens que mais fizeram sucesso na primeira, o caipira bruto Rivalino, tira um sarro com as redes de fast food, sem deixar de zoar pesado, também, uma de suas vítimas preferenciais, os hipster macrobióticos vegetarianos “gourmet”. A segunda, “Cortando caminho”, é a história bizarra de um nerd que tem uma tara por sereias, e a terceira e melhor de todas, “Mad Hipster”, é uma sátira aos filmes de ação pós-apocalipticos que gira em torno da falta Dagua e do preconceito com os nordestinos em São Paulo. No final, uma tira sensacional do “Arrombadinho” ("papai, por que a mamãe não tem tempo pra mim?""porque ela é uma puta e tem muitos clientes") e outra onde é finalmente revelado o segredo por trás da série de animação “Caverna do dragão”.

A maldição de Omolu é a gangrena gasosa no seu ...
“Smegma Comix #2” foi lançada com grande sucesso no último dia 10 de março, na Caverna do Jimmi Lennon, em Aracaju. Na ocasião estavam à venda, além de souvenirs pouco recomendáveis para menores de idade ou moralistas de plantão, como a "Buceta do caralho" da foto, várias outras publicações independentes da EditoraBeleléu, selo carioca pelo qual o Pablo publica – muito embora a revista tenha sido impressa por aqui mesmo. Comprei um “space cake” – que, veja só, me rendeu a primeira “lombra” de maconha da minha vida! –, uma outra revistinha, “Menina Infinito”, de Fábio Lyra – um conto “indie rock” com argumento simples e desenhos elegantes, de muito bom gosto, o que não deixa de ser curioso pelo contraste com a obra de Carranza, infinitamente mais "chinelão" – e um livro do maranhense Bruno Azevedo. Chama-se “AIntrusa” e se auto-define, já na capa, como “uma envolvente história de amor da qual nenhuma leitora sairá sem um suspiro, um momento qualquer de elevação ou um fugaz sentimento de pertencimento”. Bruno é um fã assumido da música e da literatura romantica brega. Conheci ele no Abril pro rock em que o Placebo tocou. Uma amizade em comum, com o infelizmente já falecido fanzineiro e quadrinista punk Joacy Jamys, nos uniu. Algum tempo depois eu estava morgando num quarto de hotel em São Paulo assistindo Jô Soares enquanto esperava o sono chegar quando me deparo com ele, lá, dando entrevista! Falando, inclusive, do nosso encontro em Recife. Mundo pequeno ... 


A noite contou, ainda, com apresentações das bandas locais Nucleador – thrash metal “crossover” -  e Tody´s Trouble Band – rock/psychobilly ou algo parecido. Só o Carranza mesmo pra tirar Toddy e cia. do estado de hibernação em que parecem estar! Ótimo show, como sempre!

A caverna do Jimmi Lennon é uma sala comercial que à noite se transforma num “point” para a cena do rock alternativo local. Recebe também atrações nacionais – recentemente tivemos por lá a banda mineira de “gothic rock” Silent Cry e os paulistanos do Gritando HC - e internacionais, como os finlandeses do Blueintheface e os holandeses do Zibabu – na verdade uma trupe de malucos que pegou carona num iate com um casal de russos, atravessou o oceano até aportar em Belém do Pará e de lá resolveu percorrer o Brasil tocando onde desse, da forma que fosse possível. Em breve será o palco do lançamento do novo disco – em vinil! – da veterana Karne Krua, ao lado do Olho Seco - ícones do punk rock/Hard Core nacional. Fica na Rua de Lagarto, número 1.140. No centro de Aracaju.

Hoje, 08/05 do Ano da Graça de 2015, Carranza lança sua smegma (bleargh!) no Rio de Janeiro. Quer dizer, não sei mais se rola, pois o cara, que já é amaldiçoado de nascença pelo cacique Serigy por ter nascido sergipano, agora está "colado" com o povo da Gangrena Gasosa, notórios pés frios - no doc. "Desagradável" há impressionantes relatos que incluem um ônibus do Ratos de Porão pegando fogo, atropelamentos de trem e doenças terminais acometendo "chegados" ...

Boa sorte pra quem vai, então ...

A.

#



Nenhum comentário: