quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal com o juiz Dredd ...

Tivemos, eu e os fãs de quadrinhos "adultos", um inesperado presente de natal este ano: a Editora Mythos colocou nas bancas um especial natalino da revista Juiz Dredd! Me fez lembrar os tempos em que acompanhava TODAS as publicações de super-heróis da Abril nos anos 80, inclusive "Grandes Heróis Marvel número 2, o Natal do Homem Aranha", provavelmente o primeiro "gibi" do tipo que li na vida.

A edição veio no mesmo formato e qualidade da revista mensal: grande, "magazine" mesmo - o que a faz se destacar mas ao mesmo tempo ficar isolada das demais publicações de quadrinhos na maioria das bancas, portanto fique ligado! Começa com uma boa história magnificamente desenhada Jim Murray e prosegue alternando-se entre coisas novas e mais antigas escritas e desenhadas por gente do quilate de Alan Moore - num interessante conto de ficção científica de apenas duas páginas, em preto e branco - Mark Millar, Garth Ennis - num argumento que revisita o velho conto de natal de Charles Dickens, só que com um nível de violência e a infâmia que só ele é capaz de acrescentar sem soar "forçado", apelativo - John Wagner, Al Ewing - que escreveu uma das histórias mais criativas, na qual você tem que, supostamente, avançar ou retornar nos quadros de acordo com suas escolhas, o que permite uma inédita identificação com o protagonista - e um jovem Steve Dillon em início de carreira.

Não espere nada muito rebuscado ou profundo nos roteiros: as histórias são curtas e, em todo o caso, não é esta a proposta do personagem em si, um dos mais "casca-grossa" e politicamente incorretos dos quadrinhos, disputando pau a pau com Lobo, "o maioral". Criatividade, no entanto, transborda pelas páginas. A diversão baseada no humor negro e o banquete visual proporcionado pelos excelentes desenhistas também são garantidos. Não é por acaso que o personagem faz tanto sucesso mundo afora: já foi tema de uma musica, "I Am the law", da banda de thrash metal Anthrax, e de duas adaptações para o cinema - uma - horrível - estrelada por Sylvester Stallone e outra - não vi ainda - por Karl Urban. A publicação na qual estreou, 2000 AD, é publicada SEMANALMENTE desde 1977! São 1.861 edições regulares ...

Além disso o personagem hoje tem sua própria revista, "Judge Dredd Megazine", atualmente no número 343. No Brasil foi publicado pela EBAL em "Capitão Z Apresenta: Ano 2000" e em "crossovers" com personagens mais famosos por aqui, como o Batman. A revista própria, mensal, começou a sair este ano e tem uma boa distribuição em bancas. Está na sétima edição.

O Juiz Dredd foi criado por John Wagner e Carlos Ezquerra. É um oficial da lei de uma violenta cidade do futuro onde a função acumula os cargos de policial, juiz, júri e executor (quando necessário). É tudo o que o Justiceiro, da Marvel, gostaria de ser - mas não é ...

A Mythos Editora, empresa irmã do estúdio Art & Comics International, foi criada em 1996 e estreou na área de quadrinhos com títulos da DC Comics e outras editoras, além da linha italiana Sergio Bonelli Editore (de TEX), que herdou da Editora Globo no final de 1998. Atualmente também é a casa de Conan e Hellboy. Além das publicações próprias é, desde janeiro de 2002, a produtora dos títulos da Panini Comics no Brasil.

Juiz Dredd Especial de Natal
Mythos Editora
Roteiro: John Wagner, Alan Grant, Garth Ennis, Mark Millar e Al Ewing
Arte: Jim Murray, Steve Dillon, John Higgins, Carlos Ezquerra, Jesus Redondo e Dave Taylor
Formato Magazine
68 páginas
R$ 10,90

A

#



Nenhum comentário: