sábado, 22 de janeiro de 2011

Spartacus e o câncer

(Wikipedia): Andy Whitfield, a estrela de Spartacus: Blood and Sand, excelente minisérie baseada na História do legendário escravo rebelde (saiba mais aqui), foi diagnosticado há alguns meses atrás com Linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer que abrange mais de 20 variações de tumores, todos considerados malignos. Apesar das informações de que o ator já estava praticamente curado, foi divulgado que Andy foi aconselhado por seus médicos a retornar imediatamente ao tratamento intensivo. Como resultado, ele não deverá voltar para segunda temporada de Spartacus, programada para ir ao ar em Setembro de 2011. Nenhuma decisão foi tomada ainda sobre o futuro da série. "Agora, nós só queremos estender a nossa preocupação e nosso apoio para Andy e sua família", disse Carmi Zlotnik, diretora da Starz Media, empresa responsável pela produção do programa. "Vamos reprogramar nossos planos até o momento certo."

Enquanto este "momento certo" não vem, o canal colocou no ar, ontem, uma nova série derivada, uma espécie de "prequel", cuja história se passa cronologicamente antes dos fatos acontecidos em "Blood and sand". Intitulada Spartacus: Gods of the Arena e dividida em seis partes, trará de volta os personagens Lucrecia, vivida por Lucy Lawless – a eterna Xena -, e Batiatus, vivido por John Hannah. Na trama, Batiatus ainda não é o chefe de sua família nem do campo de treinamento de gladiadores. Campeão antes da era de Spartacus, Gannicus (Dustin Clare) é o principal gladiador do ludus, que ainda não conquistou respeito social ou o direito de estar em grandes campeonatos.

mais:

A série “Spartacus: Blood and Sand” é o único sucesso do canal Starz até o momento. O pequeno canal a cabo começou a investir na produção seriada para tentar entrar nesse mercado e competir com as produções de canais como AMC, HBO, Showtime, FX, TNT e outros. Começou com “Head Cases“, passou por “Crash“, chegou à “Party Down“, sem conseguir uma repercussão de público ou crítica.

Então veio “Spartacus”, série filmada na Nova Zelândia que tem como produtores os mesmos responsáveis por “Hércules” e “Xena,a Princesa Guerreira”. A resposta de público tem sido o grande estímulo do canal que esse ano já anunciou a produção e compra de projetos que também retratam histórias de épocas passadas, como é o caso de “The Pillars of the Earth“, minissérie produzida na Alemanha que já tem a continuação engatilhada; e “Camelot“, que narra a lenda do Rei Arthur, muito embora o projeto tenha sido divulgado como uma adaptação para os tempos modernos. Ainda assim, prevalece a trama.

A história de Spartacus é real; tendo vivido em uma época anterior a de Cristo, Spartacus era um guerreiro que foi capturado, vendido como escravo e transformado em gladiador. Posteriormente liderou uma revolta formando um exército de gladiadores que enfrentou Roma, na época envolvida em duas guerras, uma na Espanha e outra, a mais importante, que ocorreu entre Roma e a Ásia Menor, chamada de Terceira Guerra Mitridática. Em função disso, o Império Romano não se preocupava com conflitos internos, o que proporcionou o avanço de Spartacus e seus homnes. Afora esse registro histórico, pouco se sabe da vida de Spartacus, o que permite a roteiristas a liberdade criativa em desenvolver o personagem e roteiros que melhor lhes convier para a produção de um filme, minissérie ou seriado.

A produção mais famosa e aclamada ainda é o filme de Stanley Kubrick, produzido em 1960 e estrelado por Kirk Douglas. Tendo como base o livro de Howard Fast, o roteiro foi desenvolvido por Dalton Trumbo, que somente teve seu verdadeiro nome incluído nos créditos por exigência de Douglas, que além de ator também era o produtor. O motivo para Trumbo usar um pseudônimo era porque ele tinha sido incluído na lista negra anticomunista do governo, a qual levava os profissionais listados a perderem seus empregos e caírem em desgraça.

Apesar dos problemas entre Kubrick e Trumbo, o filme entrou para a história cinematográfica americana tornando-se um cult. Por isso mesmo, quando, de tempos em tempos, se fala em produzir um remake, cinéfilos se revoltam. Já foram produzidas versões italianas, francesas e russa de Spartacus para o cinema; para a televisão, existiram poucas versões. Entre 1985 e 1987 foi produzida na França uma série animada, vagamente baseada na história desse personagem, que recebeu o título de “Spartacus and the Sun Beneath de Sea”. Em 2004, um telefilme com duração de minissérie de três episódios, foi produzido pelo USA Network, tendo como personagem principal o ator iugoslavo Goran Višnjić, de “Plantão Médico/ER”.

Cinco anos depois, estreia pelo canal Starz a série “Spartacus: Blood and Sand”. A produção busca conquistar os fãs dos video games de ação. Utilizando o mesmo recurso técnico explorado pelo filme “300″, a série tem como base as cenas de violência, sangue e insinuações de sexo. Logo no início de cada episódio, aparece um aviso para o telespectador, informando-o de que o conteúdo a ser apresentado poderá ser chocante.

No entanto, quem assistiu à série “Roma”, da HBO, produção que se equipara pelo período retratado, verá que existe uma diferença muito grande entre as cenas de violência e sexo exploradas por ambas as séries. Enquanto que em “Roma” o artificial se mescla com o real, em “Spartacus”, a artificialidade estética transforma as cenas em violência comparável àquelas vistas em desenhos animados adultos. O abuso dos efeitos especiais nas cenas de ação e violência, se contrapõe à proposta de crueldade da série, tornando sua abordagem e seu conteúdo visivelmente irreais. Dessa forma, as cenas mantém um distanciamento seguro entre conteúdo e público.

Por outro lado, a série se propôs a explorar a cultura sexual da época, algo louvável, pois, assim, trabalha um importante aspecto histórico que a trama oferece. No entanto, ela é vista apenas nos primeiros episódios, sendo abandonada pouco depois. Além disso, as cenas não ultrapassam o aspecto estético da insinuação do ato ou desfile de mulheres com seios à mostra. Assim sendo, tanto as cenas de ação quanto as de sexo, se mantém a um nível seguro, existindo sem de fato existirem. Quem assistiu à série “Tell Me You Love Me”, também da HBO, poderá ter uma noção da diferença de abordagem para o mesmo ato sexual.

A série oferece uma boa trama, a qual poderia ter se saído criticamente melhor se seu conteúdo e personagens tivessem sido desenvolvidos com mais profundidade, algo necessário para compensar o excesso de artificialidade oferecido pelo visual das cenas de ação e pelos cenários.

por Fernanda Furquim, para a Veja.

mais

Um comentário:

calazans disse...

A Estética GRAPHIC NOVEL filmada de Spartacus deve influenciar muitas obras futuras, merece atenção especial.