domingo, 23 de março de 2014

linhas tortas # 2

Tenho aqui em minhas mãos a cópia número 16/100 da segunda edição do fanzine linhas tortas, editado pelo camarada Aquino Neto diretamente de seu quartel-general encravado no conjunto Augusto Franco, este verdadeiro celeiro sergipano de bizarrices musicais. Em mãos mesmo, de fato. Não é uma metáfora. É um fanzine de papel, materializado em 5 folhas ofício (ou seriam A4? Nunca consegui diferenciar) xerocadas, dobradas no meio em sentido vertical e grampeadas, o que dá ao produto final um aspecto charmoso, "fininho".

A capa, ótima, traz um belíssimo desenho de Laura Athayde emcimado pelo título, escrito à mão com caneta azul-piscina de ponta porosa. Na primeira página, um ótimo editorial que resume em poucas (nem tanto, ocupa a página inteira) palavras o significado da obra para o seu autor. Depois temos uma excelente entrevista com o Medialunas, banda gaúcha que tocou recentemente por aqui, muito bem diagramada e enriquecida por belas fotos de Marcelinho Hora. No meio, uma pequena biografia e alguns exemplos da poesia - muito boa - de Miró, um poeta "marginal" (no sentido de à margem) pernambucano que ama São Paulo, apesar de andar sempre de ônibus por lá e de não ter sentido nada quando cruzou a esquina da Ipiranga com a avenida São João - eu também não. Aí temos um artigo chamado "10 películas feministas", bem intencionado porém um tanto quanto superficial - os comentários poderiam passar de duas linhas, parece texto de twitter - e controverso - nesse caso, sem novidade, pois qualquer lista já nasce sob o signo da controvérsia. No caso, eu tiraria um os filmes da Disney apontados, "Valente". É fraquinho demais. O outro, "Mulan", é legal, mas mesmo assim há inúmeras outras obras que mereciam ocupar seu lugar na lista, como "Libertárias", que trata da participação feminina durante a Guerra Civil espanhola. E, por fim, a divulgação de uma dupla de artistas chamada "poro" sem dar nenhuma amostra de sua arte - a não ser que o interessante panfleto que vem reproduzido embaixo, "10 Maneiras incríveis de perder tempo*" seja deles. Não sei, não ficou claro. Tudo isso intercalado por reproduções de trabalhos sempre belos e/ou interessantes assinados por Beatriz Lopes, Matheus xMarrecox, Jarlan Félix, Guilherme C., LoveLove6, Carla e Liz, Márcio Thiago e Mayra Vasconcelos.

Perfeito inclusive em suas imperfeições - quem disse que tudo tem que estar sempre em seu lugar, graças a Deus? Acho que foi Benito Di Paula. Enfim, discordo - o "linhas tortas" é uma pequena grande iniciativa, fruto da inquietação e da sempre saudável necessidade de comunicação de um pequeno grande homem - pequeno porque ele é um cara discreto, na dele, e é fisicamente magrinho, embora não tão baixinho, mas quem o conhece sabe que faz o que faz com dedicação e paixão e, acima de tudo e mais importante, tem um grande coração. Eu te daria o enderêço dele pra correspondência, já que no editorial ele pede: "não me mandem emails, me escrevam(cartas)". Só que ele não colocou o enderêço para correspondência no zine! Te falei: nem tudo, aqui, está no seu lugar. Graças a Deus.

Me despeço reproduzindo dois micropoemas do Miró que gostei muito:


Finalmente onde é que vamos parar?

O policial perguntou:
-tá indo pra onde boy?
-estou voltando, senhor
fui preso por desacato.

Não me contento em ter
um lugar para dormir
Quero ter mil lugares
para sonhar.

A

#


Nenhum comentário: