quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Robert Crumb tem problemas com as mulheres

Robert Crumb tem problemas com as mulheres – mas quem não tem, incluindo elas próprias? A diferença é que, à maneira própria dos gênios, o artista norte-americano, radicado há décadas na França, transforma suas taras, manias e preferências sexuais em grande arte.

É essa faceta da produção do quadrinista, voltada para o belo sexo, que agora chega às livrarias, no volume justamente intitulado Meus problemas com as mulheres (Conrad). O álbum, em excelente edição de capa dura, surge na esteira da recente avalanche de lançamentos (e relançamentos) do artista que as editoras despejaram no mercado, a fim de aproveitar sua passagem pelo Brasil na última Feira Literária de Paraty, em agosto.

A despeito do pretexto, uma oportunidade comercial, qualquer material de Robert Crumb vem sempre em boa hora. Que dirá um inédito, no qual ele se desnuda (e às suas musas) das formas mais desinibidas e sacanas possíveis.

Efeito “bagageiro” - O negócio de Crumb é um só: mulher grande. Não importa se é loira, morena, negra, judia ou católica (como ele mesmo). Tem que ser voluptuosa. Ou, como ele mesmo descreve no cartum intitulado O corpo feminino perfeito: “Nádegas excepcionalmente grandes, bem carnosas e firmes, com efeito bagageiro”.

Chauvinismo à parte, Crumb poderia muito bem ser brasileiro. Mas a graça maior do livro, além de sua arte espetacular, claro, é a forma hilariante e aberta com a qual ele descreve seus altos e baixos no relacionamento com o sexo oposto. Chega a ser até mesmo meio parecido com Woody Allen, especialmente o do filme Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo (Mas Tinha Medo de Perguntar), de 1972.

Tímido, magrela, reprimido, Crumb começou a fazer sucesso com as mulheres quando iniciou a publicação dos seus quadrinhos (criados à base de muito ácido lisérgico) nas revistas underground dos anos 1960. “Jovens hippies maravilhosas começaram a dar mole pra mim. (...)Fiquei bestificado! Como aquelas garotas podiam gostar de um paspalho como eu?”, escreve, na HQ-título do livro. O resto, como se diz, são várias histórias. Em quadrinhos.

Meus problemas com as mulheres / Robert Crumb / Editora Conrad / 100 p. / R$ 49,90

http://www.lojaconrad.com.br/

por Franchico

Rock Loko

Nenhum comentário: