sábado, 25 de setembro de 2010

A Arte de Gil Vicente

A 29ª Bienal de São Paulo abriu na terça-feira, 21, com uma polêmica ao redor do trabalho de Gil Vicente. O artista brasileiro expõe uma série de 10 desenhos chamada "Inimigos" nos quais ele está apontando uma arma para 10 líderes mundiais, incluindo o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso.

"Eu tive uma decepção muito grande com o Lula", declarou artista. Para Vicente, desvio de verbas é "o mesmo que terrorismo". "O dinheiro roubado durante oito anos de governo daria para resolver todos os problemas do estado", avaliou. Graças a sua descrença com a política atual, do Brasil e do mundo, Vicente decidiu deixar claro o seu sentimento com a obra.

Bienal de SP tem foco na política - Em todos os quadros é o próprio artista quem executa o político. "Meu trabalho é movido por uma coisa interior, não é intelectual, mas nesse caso eu tinha uma mensagem explícita. Tomei o cuidado de fazer o desenho de forma legível, não queria que fosse uma charge ou que tivesse estilizações", explicou o artista. Os quadros também não têm fundo e são em tamanho real para causar mais impacto em quem vê.

Apesar de Vicente ter sua obra reconhecida pela organização da Bienal, outras pessoas acreditam que a mensagem dele não deve ser transmitida. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), Luiz Flávio Borges D’Urso, enviou um ofício para o Ministério Público (MP) pedindo que seja apurada a existência de apologia ao crime na obra. Os curadores da Bienal, Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos, declararam que não pretendem retirar a obra.

* * *

GIL VICENTE Vasconcelos de Oliveira
Recife, 1958
Vive e trabalha em Recife

www.gilvicente.com.br

Nenhum comentário: