segunda-feira, 8 de março de 2010

VIVA LA BRASA !!!!!



O Blog Viva La Brasa ( http://vivalabrasa.blogspot.com ), mantido por Adolfo Sá, do finado e saudoso CABRUNCO ( o melhor fanzine já publicado em Aracaju em todos os tempos ), completou 200 posts em 5 anos com uma entrevista com o que ele considera os cinco melhores blogueiros do estado. Eu tive a honra de estar entre eles, e reproduzo abaixo a entrevista do jeito que me foi enviada e respondida na íntegra, sem edição.

PS: Adolfo é também o autor do logo do Escarro Napalm.

Muchas gracias, cabrón.

------------------

Você já participou de uma banda - Quando você fez seu 1º show de rock? Com que idade? E o último?


Na verdade nunca estive numa banda de verdade. Fiz parte de um projeto que Silvio da karne Krua montou por volta de 1992,93, chamado ETC, que era mais por curtição e para zoar, tirar onda com aqueles punks mais sectários. Era uma parada bem anarquica, e eu diria até avançada para a época, porque tinha, por exemplo, uma musica que era um repente, dedilhado na guitarra sem pedal mesmo, chamado "couro de buceta", já outra em homenagem à rapadura, tipo, tinha uma viagem de regionalismo no meio antes daquela onda toda do Raimundos. Outra "música" tinha um rap misturado. Mas o som mesmo, da banda, era mais pro barulho puro mesmo, sem muito rótulo. Grindnoise. O primeiro show ... Não lembro bem, mas acho que foi em 1993, com uns 22 anos, numa Associação de Bairro abandonada lá no Santos Dumont. Era um fedor de merda seca da porra, por isso tem uma gravação que circulou até na net daquela época que foi batizada de "ETC Live in Fedor de merda". O último foi um dos mais divertidos, foi já numa volta da banda, no inicio dos anos 2000. Foi num sábado no mesmo palco onde era realizado a Rua da Cultura, lembro que gerou uma polêmica bem besta, eu tava bêbado e falei que a única musica nova que a gente fez, "Into the Deeps of Shee-ra´s pussy", um doom metal em homenagem a uma "platinum blonde" que fazia streaptease com a irmã numas festas de black metal que eu ia na época, era nosso "Hino da galera da catedral", já que existia um Hino da rua da cultura, e um auto-denominado dono da rua da cultura lá ficou puto. Enfim, era divertido. Muito divertido, aliás, quem quiser pode procurar por 120 Dias de Sodoma (o outro nome da banda, que também se chamou Nora Kuzma por um tempo) no youtube, tem um trecho de um "show" lá.


Escarro Napalm era um zine, agora é um blog. Qual a diferença?


eu acho MUITO diferente, no formato e na forma de fazer e "distribuir". Infinitamente mais prático né ? Parece coisa de ficção científica mesmo. Mas no final das contas o que importa mesmo é o conteúdo, acho que as pessoas dão muitas vezes mais importancia à midia na qual determinada obra é apresentada do que à obra em si, e eu acho isso besta. O maior exemplo é vinilxCDxMP3, porra, o que importa mesmo tá lá, é a música. Por outro lado é tanto blog no mundo que quem acompanha essa porra toda ? E olha que Caetano já se perguntava "quem lê tanta notícia?" em Alegria Alegria nos anos 60, em plena era da imprensa "impressa" mesmo, que dizer hoje em dia ? É um excesso de informação impressionante. Me lembra também uma frase de uma música do kid Abelha (veja só), "eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal", essa geração de hoje mais fissurada em internet me dá essa impressão. Por essas e outras que nunca tive internet em casa. Me recuso. Não quero parar completamente de ler, em papel. Acho melhor. Ler na net, só artigos, noticias, coisas menores - ler livro mesmo, tem que ser no papel. Antes de fazer o blog era o que eu mais me perguntava: "será que a internet precisa de mais um blog" ? Como tava muito fácil fazer (um tempo antes não tinha achado tão fácil não, ou mudaram as ferramentas ou era eu que era burro mesmo) fiz, em parte pra colocar e deixar disponivel textos antigos meus, inclusive conteudo do fanzine da época da xerox, que tou colocando aos poucos, à medida que consigo digitar ou achar alguém que digite pra mim, e algo novo que eu tenha a dizer. Se alguém ler, é lucro, senão, tá lá, disponível. Faço mais pela facilidade mesmo. E é uma escrita interessante, te deixa mais a vontade pra escrever num tom mais pessoal. Foda mesmo era fazer um fanzine, datilografar, colar, dobrar, xerocar, grampear e mandar pelo correio. Quando lembro fico impressionado com minha (nossa, né?) força de vontade na época.


Como é manter 2 blogs e 1 programa de rádio sem ganhar nada por isso, só por curtição?..


É tranquilo, porque faço de forma bem relaxada, sem pressão nenhuma. O compromisso maior é com o programa de radio, mas dá pra fazer tranquilo também, já que eu trabalho num computador conectado á net. Aqui mesmo ou em casa vou tendo ideias de blocos, depois é só catar as musicas e ir testando, ouço várias vezes um bloco antes de por no ar, pra ver qual musica combina melhor, qual deve vir antes, essas coisas. Às vezes monto os blocos mais por sonoridade, às vezes num esquema mais conceitual, depende. É divertido. Faço por diversão, e não me dá muito trabalho não, justamente porque é divertido e sem compromissos maiores (tipo, oh, minha sobrevivência não depende disso). Só não vão confundir com desleixo né, se vou fazer procuro fazer da melhor forma possível. É diversão levada a sério.


Você lê muita ficção científica. Algum autor previu a internet?


Rapaz, boa pergunta ... que eu saiba, não - mas eu sei pouco, na verdade não leio muito ficção cientifica não, embora tenha essa preferencia, especialmente no cinema. Todos os meus filmes preferidos de todos os tempos são de ficção cientifica: 2001, Laranja Mecanica, Star Wars, Blade Runner ... Mas ler mesmo, li pouco. Já li dois livros de Phillip K. Dick, "Blade Runner" e "O HOmem do Castelo Alto" (ambos sensacionais, diga-se de passagem), 2 de Arthur C. Clarke, "2010" e "3001", li "Fahrenheit 451" de Ray Bradbury, os clássicos da distopia politica, ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, 1984 e NÓS, que não deixam de ser Ficção Cientifica, mas mais por um viés politico/sociológico. São mais alegorias sobre o presente (da época em que foram escritos, mas que valem para todas as épocas, claro, não por acaso se tornaram clássicos) do que especulações sobre o futuro, cientificamente falando ... e acho que só ! Fora isso, li muito uma série "pulp" alemã chamada PERRY RHODAN, ainda nos anos 80. Muito pouco né ? Nunca li nada de Isaac Asimov, por exemplo, o que é um pecado para qualquer fã de FC.


Enfim, o MP3 é bom ou ruim p/ a MÚSICA?


Eu acho bom. É como disse acima, o importante é a musica em si, a obra, e não a forma em que é apresentada - desde que seja apresentada de forma decente, e eu acho o som de mp3, pelo menos a partir do padrão de 128kbps (ou algo assim) a mesma coisa que ouvir em CD. Vai ver meus ouvidos é que sejam podres, pode até ser, mas eu mesmo não vejo diferença. O que aconteceu é que a distribuição da musica ficou mais fácil e isso desorganizou a industria, mas o que importa é que musica boa seja feita e chegue aos nossos ouvidos. De graça, melhor ainda. O problema maior, a meu ver, é o excesso de informação, muita coisa disponível, tem que ter um filtro - papel que a imprensa especializada cumpria - quanta coisa eu não conheci por recomendação de jornalistas que eu achava bacanas via Revista Bizz ? Isso é que tá muito confuso, hoje em dia, a meu ver: a informação está ficando muito dispersa, falta foco. Mas quanto à música em si, acho que o novo esquema é as pessoas ouvirem de graça via net, curtirem e então pagarem pra ver o show, porque aí não tem comparação né, estar num show ao vivo SEMPRE vai ser melhor do que ver numa tela, especialmente no youtube, geralmente sem qualidade. Já ouvi falar de gente que prefere ficar em casa e ver depois no youtube, mas me recuso a acreditar num absurdo desses - embora não duvide mais de nada nessa vida.


Qual sua idade atual?


39.

Nenhum comentário: