terça-feira, 13 de maio de 2014

RIP HR Giger

Hans Ruedi Gieger, o mestre HR Giger, morreu ontem na Suíça, aos 74 anos. Toda uma geração o conhece, mesmo sem querer, pela concepção visual da criatura em "Alien", de Ridley Scott, que lhe valeu um Oscar. Giger havia ganhado fama com "Necronomicon", uma coleção de imagens inspiradas em H.P. Lovecraft. Sua participação em Alien começou em 1975, quando chamou a atenção do roteirista Dan O'Bannon enquanto trabalhava com o cineasta chileno Alejandro Jodorowski numa versão de Duna jamais concretizada. O'Bannon mostrou a Scott o livro "Necronomicon" e o diretor decidiu adaptar literalmente as pinturas fálicas do suíço para criar o alienígena do filme de 1979.

Ficaram célebres também suas capas de discos, como a de "Brain Salad Surgery", do Emerson, Lake & Palmer, e as imagens que licenciou para álbuns do Danzig, Celtic Frost, Dabbie Harry e companhia. Pra não falar do sensacional pedestal de microfone que esculpiu para Jonathan Davis, do Korn.


Mas Giger criou também um mundo próprio, com uma estética absolutamente singular e recheada de símbolos fálicos, biomecanóides e com provocações à religião. A casa de Jello Biafra foi invadida numa madrugada dos anos 80 por agentes que queriam confiscar o pôster "Penis Landscape", criado por Giger, e encartado no disco "Frankenchrist", do Dead Kennedys.

No livro "ARh+", editado em Portugal pela Taschen, ele dizia ter escapado da morte à bala em pelo menos cinco ocasiões de sua vida. Morreu em decorrência de ferimentos causados por uma queda ...

por Eduardo Abreu

#

Nenhum comentário: