quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Opa! Não falta mais ...

Na próxima quinta-feira, 22, às 18h, o Governo de Sergipe vai inaugurar um monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares no espaço ‘Monumento aos Formadores de Nacionalidade’, na Orla de Atalaia, em Aracaju. Essa ação faz parte das atividades comemorativas ao Dia da Consciência Negra, festejado em 20 de novembro. A solenidade será comandada pelo governador do Estado, Marcelo Déda.

A estátua é feita de bronze e mede 1m80, altura que seria a mesma do homenageado. Foi produzida em Belo Horizonte (MG) pelo escultor Léo Santana, o mesmo que esculpiu os outros monumentos que embelezam a Orla. Na placa, consta o seguinte texto: “Zumbi nasceu livre, em União de Palmares, Alagoas, Brasil. Símbolo da resistência e da luta contra a escravidão, é reconhecido como herói nacional. Após 300 anos, a data da sua morte, 20 de novembro de 1695, foi instituída como Dia Nacional da Consciência Negra. Viva Zumbi!”.

O monumento em homenagem a Zumbi juntar-se-á às oito estátuas que atualmente integram o espaço ‘Monumentos Formadores de Nacionalidade’. Os outros homenageados são: Tiradentes, D. Pedro II, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Barão do Rio Branco, Duque de Caxias, José Bonifácio de Andrade e Silva e a Princesa Isabel.

NOTA DO BLOG: Parabéns aos responsáveis pela iniciativa. 

Fonte: Cultura Sergipana

Nenhum comentário: