quarta-feira, 16 de março de 2011

Era uma vez no programa de rock

Se um prédio fosse apenas tijolo e cimento, a Fundação Aperipê seria horrível. Há, nos portões cansados de sua fachada, um aspecto mais amuado do que a indiferença do vigia. Entre as quatro paredes daquela caixa de sapatos, no entanto, meio mundo de gente alimenta as ilusões da cultura local, empenhado na difusão e resgate de nossos valores. Eles são os responsáveis pela mágica que, de uma hora pra outra, transformou um conjunto de emissoras de rádio e TV chapa branca num espaço simbólico totalmente dedicado a nosso povo. Sexta-feira à noite, quando os ecos de uma cidade fantasma passeiam nos passoS que machucam o piso, fica muito fácil perceber que nem mesmo as pedras prescindem da gente.

Eu filosofava sozinho com minha cerveja quando Adelvan Kenobi, apresentador do Programa de Rock, finalmente se aproximou do estúdio. Lá dentro, diante de meus olhos, a mágica aconteceria. Roqueiro apaixonado e ateu, como os verdadeiros comunistas, Adelvan comanda o programa na maciota. Diversão é a palavra chave. Para ele, não existe problema nenhum em dedicar duas horas por semana ao culto do bom e velho Rock`n Roll. Sem dinheiro na jogada, o esforço é recompensado pela satisfação de abrir o programa com petardos da estirpe de Cinemerne, “novo projeto do ex-vocalista e “batedor de latas” da Lacertae, que tem o mesmo nome de um grande filme dirigido por Stephen Frears”, como ele explicaria ao ouvinte.

Naquela sexta, ainda rolaria Arcade Fire (ganhadores do grammy!), Smashing Pumpkins e Massive Attack, além do barulho garageiro, cultuado nos guetos, das bandas Disk Putas e Squonks.

Adelvan atira pérolas ao acaso. Os porcos comem quando querem.

Programa de Rock – Como ele mesmo explica em seu blog, o Programa de Rock é uma produção independente, feito de forma voluntária e sem fins lucrativos. Inicialmente, entre 2007 e 2009, o programa foi pensado, produzido e apresentado em parceria com Fabio Snoozer (outra lenda viva e ainda atuante do cenário local).
Rapidamente, o programa se tornou referência para os amantes do rock and roll em todas as suas manifestações no estado de Sergipe, alcançando repercussão Nacional, ao ser indicado para o Premio Dynamite 2008 na Categoria Melhor programa de rádio.
A seleção musical abrange os aspectos mais amplos possíveis. A intenção é levar à sua audiência não apenas as novas tendências, mas também os maiores clássicos do gênero, músicas e bandas de qualidade que por um motivo ou outro ficaram esquecidas ou relegadas a guetos e garagens, além de levar ao dial a riquíssima produção independente de Sergipe, do Brasil e do mundo.
Não custa lembrar que o Programa de Rock é veiculado toda sexta-feira, a partir das 20 horas, pela 104,9 Aperipê FM – A rádio pública de Sergipe.
riansantos@jornaldodiase.com.br
Foto: Michael Menezes

Nenhum comentário: