quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Vestígios das noites passadas ...

Criamos fungos aqui ...
O simpático auditório do Museu da Gente Sergipana foi pequeno, na noite de ontem, para abrigar o público que compareceu à “premiére” de “Na Estrada do tempo”, documentário que flagra a Plástico Lunar, uma das mais importantes bandas do rock sergipano, entre turnês, shows “domésticos”, gravações para o novo disco e discussões sobre a Segunda Guerra Mundial.

Dirigido por Alessandro Santana, o “Cabelo”, da Faz o que pode produtora, o filme tem um bom ritmo e excelente montagem, com direito a tomadas experimentais – numa delas é mostrada, por tempo maior do que o convencional, uma esteira de aeroporto que não traz nenhuma bagagem – que, inseridas no contexto, fornecem uma identidade própria ao produto final, sem deixá-lo cansativo. Muito pelo contrário: a utilização de diferentes recursos, filtros e linguagens resulta numa dinâmica que justifica a duração do filme, um “média metragem” – produções do tipo, totalmente “do it yourself” e com recursos caseiros de captação de som e imagem, geralmente se adequam melhor ao formato de curta metragem.

Um Homem com uma câmera
Na tela, tivemos acesso aos bastidores da convivência entre os integrantes da banda, além de assistirmos às apresentações nos estúdios da Trama – os técnicos de som locais foram entrevistados e se mostraram impressionadíssimos com o talento dos caras – e no projeto “Prata da casa”, no SESC Pompéia, em São Paulo. Passaram ainda por Minas Gerais,  Curitiba e Santa Catarina, onde se apresentaram, pela terceira vez, no festival “psicodália”, que é realizado ao ar livre, no campo, em clima de “Woodstock”. Há ainda o registro de shows “em casa”: o Concerto para o fim do mundo, em Aracaju, na noite tida como a última para a raça humana por uma interpretação do calendário maia, e a apresentação no projeto “Verão Sergipe”, do governo do estado, realizado na Barra dos Coqueiros, cidade vizinha à capital sergipana, na qual eles contaram com uma inesperada participação de Gilberto Gil durante o cover de “punk da periferia”. Para delírio de Marcos Odara, o baterista, fã incondicional.

Mas o grande destaque, sem sombra de dúvidas, vai para o bom humor com que são retratados diálogos antológicos, como os que Odara e Plástico jr. travam sobre a importância de Stalin e da União Soviética na vitória sobre os nazistas durante a segunda guerra mundial, ou quando Júnior – os dois, ele e Odara, são as “estrelas” no quesito “verborragia” – anuncia um experimento que poderá resultar na melhor ou pior produção de eventos de todos os tempos, comandada por um ser híbrido imaginário denominado Chackelma Nunes Montalvão. Quem é “do meio” sabe do que ele está falando. Boa parte da platéia sabia, e riu muito.

Destaque também para a trilha sonora, cheia de versões inusitadas para antigos “hits” e com o resgate de músicas ainda mais antigas e um tanto quanto esquecidas do repertório da banda, como “fungos”.

Antológico!

A.

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