Always Look on the Bright Side of Life |
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por Gessy Kelly |
por Gessy Kelly |
por Gessy Kelly |
Tudo isso aconteceu há mais de um mês, o que desencoraja a
publicação. Resenhas tão tardias, nestes tempos de velocidade supersônica e
informação instantânea, correm o sério risco de parecerem textos datados
discorrendo sobre assuntos agora irrelevantes, porque “já passou” e a grande
maioria já esqueceu – e pior, ninguém tem mais interesse em lembrar.
FODA-SE! NEM TODOS ESQUECEM!
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Mais tempo ainda tem a última Festa da Antevéspera, que aconteceu no apagar das luzes do ano
passado. Trata-se de um evento criado por fãs “auto-exilados” – leia-se “que moram
fora” - da banda Snooze com o intuito de aproveitar a presença da maioria deles
na cidade para as festas de fim de ano e promover um encontro para matar a
saudade. Esta última edição contou com as participações especiais de Arthur
Matos, Dani “renegades” – fazendo uma apresentação recheada de clássicos
alternativos acompanhada pelos “snoozers” – Julio, da The Baggios, e Patrícia
Polayne, que acabou de vez com qualquer dúvida que porventura existisse de que
ela é uma grande cantora ao interpretar a belíssima “Ivo”, do Cocteau Twins.
Inesquecível!
Muito bom, também, ter assistido à volta do rock ao palco
do Cultart, espaço cultural mantido no centro de Aracaju pela Universidade
Federal de Sergipe que já abrigou noites insanas e antológicas, como os show da
Mundo Livre S/A, do No Rest e do Jason – com direito a tiros de bacamarteiros!
– além, é claro, da inesquecível Boate do porão. Tinha esperança de que tivesse
sido uma volta “pra ficar”, mas a julgar pelo estresse que rolou no final da
noite, com a apresentação da snooze tendo que ser encurtada por conta das
restrições de horário, não vai rolar ...
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Vale o registro, também, de mais uma passagem do grande
bardo “punk brega” Wander Wildner pela terra dos cajueiros e dos
papagaios(sqn). Foi de surpresa, aproveitando uma visita dele à cidade
acompanhando a namorada, cuja irmã mora aqui. Foi acompanhado por uma excelente
banda formada por músicos locais que, ao final, nos brindaram com uma
sensacional sessão de covers de rocks clássicos, tipo Beatles, Bowie, Led
Zeppelin, Deep Puble, Black Sabbath, The Jam e The Kinks.
O show de Wander foi muito bom, metade acústico, metade
elétrico. Altos clássicos cantados a plenos pulmões pelos empolgadíssimos fãs
locais. O local, também, ajudou – apesar de, por ser pequeno, ter deixado a
mesma quantidade de gente que entrou do lado de fora. Foi na simpática Dogueria
do Artista, no Inácio Barbosa.
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Richard Linklater é o cara! Versátil como poucos, vai da
comédia mais “pop” – “Escola do rock”, que tava passando na tradicional Sessão
da tarde da globo dia desses – ao mais rebuscado manifesto existencialista –
“Waking life” – com uma desenvoltura admirável. Em “Boyhood” ele volta suas lentes para a vida, em si. A vida das
pessoas simples, que não tem nenhum papel excepcionalmente importante nos
destinos da humanidade. E nos ajuda a refletir sobre a mágica que é simplesmente
viver – e conviver. A mágica de ser. Ser humano, ser nós mesmos. Ser o que
somos. Ser importante na vida de alguém sem ao menos se dar conta disso. Ou se
dar conta disso e estar constantemente à beira de um colapso por conta das
pressões decorrentes ...
Vale notar, também, a ausência de maniqueísmo na
narrativa: todos são mostrados com seus defeitos e suas virtudes, sem resquícios
da vilania rasteira típica dos “blockbusters”. A cena emblemática, neste
sentido, é a que mostra a visita do pai, com seus filhos, à casa dos novos
sogros, típicos representantes do chamado “cinturão bíblico” da “américa
profunda”, onde o livro sagrado convive em perfeita harmonia com as armas de
fogo. Num dado momento, à beira de um lago, ele é questionado sobre uma possível
conversão, em tom jocoso. “Eu estou ouvindo vocês”, diz a nova esposa, sentada à
distância, em tom de galhofa. As diferenças são mostradas, portanto, de forma
respeitosa, amorosa, e sem julgamentos – se há algum, fica por conta do olhar
do expectador. Uma cena simples, mas tocante.
Até a duração exagerada do filme serve pra nos lembrar de
que a vida, às vezes, parece durar demais. Só nos damos conta do quanto ela é,
na verdade, breve, quando nos deparamos com as situações pelas quais sabíamos
que iríamos passar mas que parece que esperávamos que não chegassem nunca, como
a que provoca uma crise de choro na mãe, interpretada por Patricia Arquete.
Nessa hora ela diz a frase-chave para entender o longa: "eu esperava
mais". A gente sempre espera mais ...
Não foi o meu caso, com relação ao filme. Achei perfeito.
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Esqueça a “bomba” que os irmãos Wachovsky (de Matrix!.)
soltaram nos cinemas neste início de ano: a verdadeira redenção da “space
opera” está nos quadrinhos! Acabou de ser lançada no Brasil, pela Devir, a
sensacional série “Saga”, de Brian K.
Vaughan (Ex- Machina e Y: the last man). É uma espécie de Romeu
e Julieta intergaláctico, a história do amor impossível de um casal de espécies
diferentes – e beligerantes – em meio a muito sexo, fantasia, violência e intrigas
políticas.
Edição primorosa, em capa dura e papel couchê.
Imperdível!
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As bancas nos trouxeram recentemente, também, duas grandes
e agradáveis surpresas: os relançamentos de dois verdadeiros clássicos dos
quadrinhos, “Miracleman” e “A Tumba de Drácula”, via Panini. O
primeiro é uma obra-prima do mestre Alan Moore que estava perdida num
verdadeiro labirinto burocrático por conta de um gigantesco imbróglio com os
direitos autorais. Já o segundo é uma pérola “pulp” que vale, especialmente,
pelos desenhos de Gene Colan e pelo clima típico do terror cometido pela
produtora Hammer durante a década de 1970, quando trouxe a figura do conde
vampiro da Transilvãnia aos dias atuais. Pra mim é especialmente digno de
comemoração, este lançamento, pois tenho uma ligação afetiva muito forte com
estas histórias, que eu acompanhava antes mesmo de aprender a ler, fascinado
com os desenhos e curiosíssimo pra saber o que estava escrito. São tramas um
tanto quanto esdrúxulas e “rasteiras”, mas que resultam numa leitura, no
mínimo, interessante – e divertida. Tá valendo.
Vivemos um grande momento em termos de lançamentos de
quadrinhos no Brasil.
Que venha mais! O bolso reclama, mas a satisfação é
garantida.
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Por conta da efeméride dos 50 anos do golpe militar
resolvi tomar vergonha e começar a ler, finalmente, a monumental série "As
Ilusões Armadas", de Elio Gaspari. Lançada originalmente em 2002 e
relançada recentemente em edição revista e ampliada pela editora Intrínseca, é
considerada por muitos a obra definitiva sobre o período - até o fim do governo
Geiseil, no caso. Figueiredo, de acordo com sua própria vontade, foi relegado a
um solene esquecimento. Trata-se de uma obra-prima absoluta, um primor de
reportagem escrita de forma impecável que esmiúça em detalhes todas as tramas
sórdidas que mergulharam o Brasil em mais de 20 anos de escuridão - um
verdadeiro apagão ético e moral. Essencial, especialmente nos tempos que
vivemos, onde o excesso de informação parece estar produzindo, como efeito
colateral, a desinformação, com vivandeiras do retrocesso encontrando,
surpreendentemente, eco para suas malcheirosas tentativas de revisionismo
histórico ao vomitar asneiras do tipo "o golpe foi uma reação ao
terrorismo de esquerda" - não foi! A luta armada surgiu como legítima
defesa à brutalidade do regime. Ou a idéia de que os militares estavam
empenhados, efetivamente, no combate à corrupção - não estavam! O foco era na
repressão. A corrupção progrediu na mesma medida do "milagre
econômico", com direito, inclusive, à existência de verdadeiras gangues gestadas no seio das
forças armadas e empenhadas na delinquencia pura e simples, para muito além do
espectro ideológico.
Está tudo lá, nos quatro volumes - de cinco, o quinto
nunca viu a luz do dia mas segue prometido, para este ano. Narrado de forma
honesta e equilibrada, mas sem se furtar a emitir opiniões e juízos de valor – a
reunião que aprovou o AI-5, por exemplo, é chamada de “Missa Negra”, e os combatentes
da luta armada são chamados de “terroristas” – com isso não sei se concordo, certamente
não da forma generalizada como é apresentada, mas a opção semântica, a meu ver,
não compromete a narrativa, que segue honesta até o fim do segundo volume –
onde parei, num magnífico capítulo inteiramente dedicado à luta no Araguaia.
Uma curiosidade: na primeira edição, a que tenho - e li - não é feita nenhuma menção à então ministra das minas e energia Dilma Roussef, cuja história nos porões da repressão só adquiriu notoriedade após seu lançamento como candidata à presidência da república. Somente na nova edição, revista e ampliada, ela está presente.
Uma curiosidade: na primeira edição, a que tenho - e li - não é feita nenhuma menção à então ministra das minas e energia Dilma Roussef, cuja história nos porões da repressão só adquiriu notoriedade após seu lançamento como candidata à presidência da república. Somente na nova edição, revista e ampliada, ela está presente.
Saiba mais em http://arquivosdaditadura.com.br/.
Essencial!
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Aproveitei uma promoção de passagens aéreas, dessas que
pipocam inesperadamente na tela de nossos computadores via publicidade na net,
para conferir, em São Paulo, as exposições de Salvador Dali, no Instituto Tomie
Ohtake, e de Ron Mueck, na Pinacoteca. O primeiro dispensa apresentações, já
que é um verdadeiro ícone pop. A mostra, a maior dedicada ao artista até o
momento, no Brasil, contou com um conjunto de obras formado por 24 pinturas,
135 trabalhos entre desenhos e gravuras, 40 documentos, 15 fotografias e quatro
filmes. De encher os olhos e atiçar os sentidos.
Mueck é um escultor australiano radicado na Inglaterra. Ele
trabalha com imagens hiper-realistas feitas de fibra de vidro e silicone que,
por suas dimensões desencontradas da realidade, causam uma sensação de
estranheza, flertando com o surrealismo. A mostra – ao contrário da de Dali -
segue em cartaz até o dia 22 de fevereiro. A partir das 5 da tarde, às quintas,
a entrada é gratuita. Peguei uma fila relativamente grande no dia em que fui,
mas nada desesperador. Vale muito a pena, também, uma visita adicional ao
acervo da pinacoteca, repleto de esculturas e quadros antológicos, daqueles que
você passou a vida inteira vendo ilustrando livros didáticos. Se chegar cedo, a
dica é um passeio pelo Parque Jardim da Luz, nos arredores da estação. É
repleto de esculturas, algumas assinadas por nomes ilustres, como Lasar Segall
e Victor Brecheret.
Desnecessário dizer que há várias outras opções de
diversão e entretenimento cultural na grande metrópole. Sugiro uma conferida na
programação do Cinesesc, o mais charmoso da cidade - conta, inclusive, como um
serviço de bar dentro da sala de projeção! Lá revi o clássico "O Franco
Atirador", dentro de uma Mostra retrospectiva do diretor Michael Cimino. E
vi também, gravado nas paredes do cinema, o nome de um amigo, o ilustre
jornalista e poeta sergipano Amaral Cavalcante, como parte integrante do elenco
de "Sargento Getulio", de Hermano Penna - trata-se de um painel que
homenageia grandes nomes do cinema nacional. Fica na Rua Augusta, número 2.075.
Logo abaixo, na mesma rua - número 2.389- temos a
Sensorial Discos, simpático e aconchegante espaço dividido entre cervejas
especiais e discos de vinil. É de propriedade de um grande amigo dos tempos de
"fanzinagem", Carlos Rodrigues Costa - que vem a ser, também,
baixista da banda Continental Combo. Lá encontrei, por puro acaso, o baterista
sergipano Thiago "Babalu" - ex-Karne Krua, Sem Freio na Lingua,
Fluster, etc. Ele estava em êxtase pois havia sido convidado de surpresa, na
noite anterior, para substituir uma verdadeira lenda viva do rock, Steve
Shelley, no show do igualmente lendário Thurston Moore - ambos
membros-fundadores do Sonic Youth. Show ao qual não fui por ter considerado o
preço extorsivo - 180 reais por uma apresentação de cerca de uma hora,
convenhamos, é um pouco demais. Teria ido, se soubesse que um amigo de longa
data estaria presente, no palco. Mas ok, nem ele mesmo sabia. Pior: me disse
que teria deixado meu nome na porta, caso soubesse que eu estava por lá. Hora
de respirar fundo e mentalizar, para se conformar com o azar ...
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