O mundo anda sensível, qualquer sopro lhe arrepia a pele marcada por acidentes, brutalidades, passeatas e ambições. Protestar contra a gestão de um presidente nas reentrâncias mais frias da geografia, por exemplo, pode render dois anos de prisão.
Maria Alyokhina, Nadezhda Tolokonnikova e Yekaterina Samutsevich, integrantes da banda Pussy Riot, foram condenadas por um tribunal russo depois de rezarem à Virgem Maria para que despachasse o mandato de Vladimir Putin para o quinto dos infernos. Segundo a acusação, a apresentação da banda em uma Igreja Ortodoxa não constituiu uma ação política, mas de ódio religioso. Para o promotor Alexei Nikiforov, “usar palavrões numa igreja é um abuso contra Deus”.
A pirraça do todo poderoso Putin contra as militantes punk, única motivação razoável para o processo, já dura alguns meses, mobilizando a opinião pública internacional. O alegado pecado, no entanto, não nasceu agora. Adão, Eva, maçã e serpente provam. As manchas mais escuras em minha consciência, também.
Caicó arcaico
O meu peito é que nem o de Chico César: Catolaico. Descrença e fé. O medo do coisa ruim não impediu o menino vaidoso de minhas primeiras rebeldias de sussurrar um repertório completo de obscenidades na Igreja São José, enquanto o resto do colégio se empanturrava com o corpo de Cristo na Primeira Comunhão. Os anjinhos pintados na abóbada do edifício me desafiavam. Nunca fui de levar desaforo pra casa.
NOTA: Ao lado, na foto, ativista do grupo ucraniano FEMEN comemora a derrubada de uma cruz ortodoxa num ato de protesto contra a condenação das Pussy Riot.
por Rian Santos
3 comentários:
Excelente postagem, vou dividir com os meus. Sorte delas estarem lá do outro lado do mundo, aqui no Brasil seriam ignoradas e combatidas pelas próprias ''mulheres'' obedientes a seus machos machistas!
Um bando de mulheres mal resolvidas e mal amadas. Seios de fora não é forma legítima de protesto, mas sim o símbolo de uma sociedade doente que só encolhe por conta de abortos e métodos contraceptivos mortais, estimulados por pessoas desiquilibradas. Fora o desrespeito pela religião alheia. Ridículo.
Sociedade "encolhendo" por conta de abortos e contraceção ???!!! Que delirio! A população mundial só faz aumentar. São 7 beilhões de seres, e contando ...
Postar um comentário