quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bravura Indômita

Como apreciador do bom e velho "western", tão ausente das telonas dos cinemas nas últimas décadas, sinto dizer que são exagerados os elogios rasgados que têm sido dirigidos à refilmegem de "Bravura Indômita", dos irmãos Joel e Ethan Cohen (sob a batuta do onipresente Steven Spilberg). O site "Omelete" chegou ao disparate de dar nota máxima à fita, além de insinuar um interesse sexual dos dois protagonistas pela garotinha de apenas 14 anos, algo que eu, sinceramente, não vi. Vamos combinar que o original já não era nenhum grande clássico, embora tenha rendido o oscar de melhor ator para John Wayne (""se soubesse, teria colocado um tapa-olho 35 anos atrás.", disse ele), e este aqui segue pelo mesmo caminho. É um bom filme, sem sobra de dúvidas: redondinho, sem exageros clicherosos como os de "Cisne negro", por exemplo, outro candidato ao oscar, mas só. Absolutamente nada de genial ou fora do comum - a não ser, talvez, pela impressionante interpretação de uma das protagonistas (ela foi injustamente classificada como coaduvante pela academia), a "pequena notável" Mattie Ross vivida por Hailee Steinfeld. Jeff Bridges também manda bem, como sempre, mas confesso que fiquei um pouco incomodado com aquele tagarelar carregado de sotaque caipira sem fim de seu personagem, prefiro os caras durões monossilábicos, tipo o "estranho sem nome" de Clint Eastwood. Já Matt Domon entrega uma atuação apenas correta.

A verdade é que o enredo não ajuda. Nada de excepcional acontece nesta história que se contenta em apenas emular aquele velho ideal platônico do faroeste, com o mocinho irascível, a garota valente, o delegado relutante e os bandidos feios, sujos e malvados, embora humanos - mas não "demasiadamente humanos", o que seria um diferencial.

Daria uma boa "sessão da tarde".

A.

Um comentário:

Maicon disse...

Porra Hellion, tirou a minha da boca. hehehehe

Eu fui ve-lo esperando um 'Cabum' e tive um filme meia boca, sem falar dos problemas tecnicos do cinemark, tipo ver uns quase 15 minutos de filme sem legenda pq o jument...digo, o projetista nao tinha enquadrado o filme direito, e ao voltar o filme nao o fez por inteiro.

Sem falar dos pentelhos que estavam achando que ia ver um filme da xuxa ou dos trapalhoes.

Aborrescentes...