segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Estamos fodidos ...

ra uma vez uma província outrora chamada Sergipe Del Rey que era governada em revezamento por duas oligarquias: a do cimento, comandada por João Alves Filho, e a da cana-de-açúcar, incorporada na figura da família Franco - ambas amparadas na ditadura militar. Augusto Franco (PDS) foi governador e João Alves prefeito biônico da capital e, posteriormente, também governador, e por 3 mandatos! Foi no colo de João e apoiado por Jackson Barreto, prefeito dito "progressita" de Aracaju, que Antonio Carlos Valadares se elegeu governador, pelo PFL, em 1986. Seu governo, repressor e truculento, usou e abusou da Tropa de Choque para reprimir manifestações dos Movimentos sociais. Marcelo Déda, um dos fundadores do PT no estado, apanhou da polícia na época, defendendo os mesmos professores da rede pública estadual contra os quais hoje, governador, está "em pé de guerra".

Então Valadares filiou-se ao PSB. Virou, portanto, "socialista" - e aliado do PT. Mas teve uma "recaída" em 2000, quando Déda ganhou a prefeitura de Aracaju contra o mesmo Valadares, apoiado pelo mesmo João.

Jackson Barreto, que já havia sido aliado de João contra os Franco, concorreu ao senado apoiado por Albano, filho de Augusto, em 1998. Jackson perdeu, Albano ganhou e se reelegeu governador - agora pelo PSDB. Já Almeida Lima, que se tornou prefeito da capital por ser vice de Jackson e este ter renunciado ao cargo em 1994 para concorrer ao governo do estado (foi derrotado por seu futuro aliado Albano), jamais teria sido eleito senador se não tivesse sido "levado nos braços" pelo mesmo João que ele hoje denuncia com tanta veemência.

João, por sua vez, já foi amigo e inimigo de Albano que, como dito acima, já havia trocado farpas e abraços (não ao mesmo tempo, claro) com Jackson Barreto, que foi afastado da prefeitura nos anos 80 com o voto de minerva do então deputado Marcelo Déda, do mesmo PT contra o qual concorreu na eleição em que Gama, seu apadrinhado, venceu, e Ismael (lembram dele?) perdeu. Agora Valadares está de novo com Déda, que até dia desses era aliadíssimo dos irmãos Amorim - que agora, segundo ele, são "traíras" e estão do lado de João, eleito ontem prefeito de Aracaju. Nuvens negras pairam sobre o futuro político/administrativo de nossa cidade ...

Pra não dizer que o "negão" nunca fez nada que preste, é necessário admitir que Aracaju era outra cidade antes da construção da Orla da praia de Atalaia. Para o "bem" ou para o "mal", foi uma obra transformadora, um verdadeiro divisor de águas - muito embora este tipo de desenvolvimento, baseado principalmente na exploração do potencial turístico, seja bastante questionável. Em tudo o mais que se possa lembrar, no entanto, João é um notório embusteiro, tocador de obras megalomaníacas que quase sempre trazem apenas prejuízo para os cofres públicos - foi assim com o "Polo Cloroquímico", que ficou apenas na terraplenagem e na pedra fundamental, o "projeto Califórnia", espécie de reforma agrária ao contrário que tirou terras de pequenos produtores para entrega-las a grandes empresas, o "projeto Chapéu de couro", que prometia acabar com a seca no interior do estado - não acabou - , a construção (superfaturadada, segundo a "operação navalha" da Polícia Federal) das adutoras que supostamente acabariam com o problema da falta dágua em Aracaju, e a Ponte Aracaju-Barra, à qual ele deu o nome do seu pai (não por acaso, o mesmo dele) e é, na minha humilde opinião, um absurdo, se considerarmos a equação custo-benefício. Tudo isso às custas do sucateamento do que realmente interessa: o saneamento básico, a segurança, a saúde e a educação pública, dentre outros serviços essenciais para a população. E olha que eu nem estou mencionando as recorrentes acusações de corrupção! As melhores obras de João Alves são as que ele prometeu e não fez - como o tal "shopping center popular" que substituiria a decadente Rua 24 Horas, ocupando todo um quarteirão do centro comercial. Pelo menos não se investiu em mais um elefante branco ...

Agora ele é o prefeito eleito de Aracaju. Por mais problemáticas que sejam as gestões da coligação de centro/esquerda atualmente no poder no estado e na capital, fragorosamente derrotada não apenas em Aracaju, mas em boa parte dos maiores municípios do interior, nas eleições do último domingo, as perspectivas, com esta guinada à direita, não são nada animadoras.

Enquanto isso, no apagar das luzes, os vereadores votam às pressas o plano diretor da cidade de modo descaradamente favorável aos interesses das grandes construtoras e empreiteiras, desprezando todos os pareceres técnicos a respeito.

No âmbito estadual, uma quadrilha liderada por uma familia mafiosa itabaianense (Itabaiana é a nossa Sicília) se prepara para tomar (literalmente) de assalto o governo em 2014.

Resumindo: estamos fodidos.

A.

#


2 comentários:

Loja Virtual Gibizone disse...

Adelvan, eu não conhecia a fundo a política de Aracaju (pois não sou daqui), mas acho que td se resume a um círculo fechado, em que os políticos daqui da terra mudam de lado de acordo com a maré (a que estiver boa, lógico!). Suas ideologias são rasteiras e eles pensam, apenas, em poder e dinheiro. Esse seu artigo (excelente por sinal) mostra isso: para mim td não passa de encenação - eles "fingem" que são "inimigos" durante a época de eleição para depois trocarem abraços calorosos e falarem que vão trabalhar para o povo. São sempre os mesmos políticos, anos e anos sem ter uma cara nova - que quando tem é de um filho destes! E o povo, ignorante, continua acreditando em melhoras! Triste isso... Abraço a ti! Rodrigo Costa - GIBIZONE

Adelvan Kenobi disse...

Infelizmente, é por aí mesmo.