domingo, 13 de fevereiro de 2011

ZINEIROS MALDITOS !!!

Tem gente que não desiste, né ? Ainda bem !!! Em plena segunda década do século XXI, cultura digital disseminada e funcionando a todo vapor, ainda tem uma galera que curte as boas e velhas publicações artesanais impressas ou fotocopiadas. Verdadeiros Heróis da Resistência, que se reuniram ontem em São Paulo. Marcio Sno (ele, pra variar) registrou tudo e postou suas impressões no Facebook. A Escarro Napalm Unauthorized reproductions inc. traz o texto até você, solitário leitor deste humilde blogue ...

Em tempo, na foto estão, da esquerda para a direita, Gazy Andraus, Hugo Leta, Renato Donisete, Sylvio Ayala, Fernanda Meireles, Leandro Márcio, Olga Defavari, Douglas Utescher, Rodrigo Okuyama e Márcio Sno.

#

Acordei hoje às 7h e não consegui mais dormir. As imagens do dia anterior ainda saltitavam na minha cabeça. Não sei como cheguei em casa, pois minhas pernas meio que não respondiam mais por conta do dia intenso de muitas atividades que foi conduzida com um único tema: fanzines.

Sim, fanzines. Lembra aquele meio de comunicação que teve seus dias contados lá nos meados dos anos 1990 quando o computador começou a se popularizar e a internet estava começando a invadir os lares e os webzines e blogs eram os executores dessa morte declarada? Poisé, como Fellipe CDC já havia dito: "fanzine é que nem zumbi, pode tentar matar e enterrar, que ele sempre volta". E isso foi mais do que provado com a realização do 1º Ugra Zine Fest.

O evento que, a princípio, seria apenas o lançamento do 1º Anuário de Zines, culminou em um grande evento, repleto de atividades e que conseguiu reunir muitos fanzineiros de todos os cantos no Espaço Concreto, na badalada Vila Madalena, zona oeste de São Paulo.

No espaço, foram disponibilizadas três salas para exposições de fanzines de várias gerações, de uma forma muito criativa: uma vez com capas espalhadas aleatoriamente numa parede, ora "caindo" do teto e também como literatura de cordel, como se fossem roupas no varal. Segundo Gazy Andraus, "a melhor exposição de zines" que ele já viu (e olha que o cara viaja Brasil afora para participar de eventos do tipo!). A instalação fica até 20/02.

Para começar as atividades do dia, Rodrigo Okuyama aplicou uma oficina de encadernação artesanal. Pude conferir alguns de seus trabalhos, e o cara é fera! Faz umas coisas lindas!

Na sequência, a Cooperativa Manjericão ensinou o pessoal a produzir serigrafia, de forma artesanal, feito com material reaproveitado.

Gazy Andraus e Elydio dos Santos Neto falaram sobre suas experiências com os "biographic zines", aplicados em turmas de mestrado, na qual o fanzine atuou como ferramenta pedagógica. Vale lembrar que ambos são doutores e utilizam o fanzine em diversas situações. Ou seja: vai pensando que fanzine é só diversão...

O pessoal da Cooperativa Manjericão e do Coletivo Você tem que Desisitr falaram sobre a bastante comentada "Tour de Zines" que percorreu diversas cidades do país, levando o fanzine e outras atividades ligadas ao veganismo, produção gráfica, serigrafia e tudo mais.

Olga Defavari falou sobre a sua experiência em escrever o livro "A imprensa alternativa no ABC", curiosamente, como ela mesma falou, era a única pessoa que estava palestrando que não havia feito fanzine, porém, acompanhou de perto o trabalho de fanzineiros da região pesquisada, que ajudaram a escrever a história da cena do ACB.

A próxima atividade foi um debate em que eu participei junto com Fernanda Meireles (que veio de Fortaleza/CE para esse evento), Renato Donisete, que há 20 anos edita o Aviso Final e também Gazy Andraus. Para mim, foi uma grande honra dividir a mesa com pessoas tão importantes para a fanzinato nacional. O tema foi "O futuro dos fanzines", mas é lógico que não falamos apenas disso! Sala cheia e apenas uma pessoa dormiu!

Na sequência, aconteceu um show surpresa. Embora eu goste muito de barulheira, os decibéis produzidos na experimentação foram um pouco além do meu limite.

Depois foi a tão esperada estreia do primeiro capítulo do documentário "Fanzineiros do Século Passado". Todos ficaram quietinhos para assistir. Alguns dos personagens do doc estavam lá: Kris Santos, Hugo Leta, Renato Donisete, Thina Curtis, Gazy Andraus e Adilson Ribeiro. Foi um sucesso! Fiquei muito feliz com a repercussão e a alegria dos presentes com o filme. Fechou com chave de ouro!

Quero, mais uma vez, publicamente parabenizar os organizadores desse evento, que é um marco no fanzinato nacional, muito bem organizado e "redondinho"! Merece aplausos de pé pela garra e a vontade de fazer algo em prol dessa nossa arte por muitos tachada como marginal, mas que é uma das grandes razões de nossa existência!

Que a força esteja sempre com você!

Sno

#

2 comentários:

márcio sno disse...

A maldição mais forte que nunca! ahahah
Todos somos "gente que faz"!
Abraços e valeu!

Isa disse...

Que a força esteja sempre com vcs,bjo, Isa