sábado, 7 de junho de 2014

STALINGRADO!

Ontem foi comemorado o aniversário de 70 anos do desembarque aliado na Normandia e, como sempre, o evento, realmente histórico e grandioso, sem sobra de dúvidas, foi lembrado em todo o ocidente como o Dia D, decisivo par a derrota da Alemanha nazista. Uma definição carregada de sentido ideológico, herdada dos tempos da guerra fria, quando se tentava a todo custo diminuir a importância da participação soviética no conflito ...

Porque a verdade é que o verdadeiro ponto de inflexão na guerra, a partir do qual os planos de Hitler foram definitivamente frustrados, foi a vitória soviética na batalha de Stalingrado, em fevereiro de 1943. Há quem afirme, inclusive, que a invasão da Normandia tinha como verdadeiro objetivo deter o avanço dos russos, que vinham varrendo da Europa o exército nazista a partir do leste.

Abaixo, a imagem do gigantesco monumento erguido para lembrar o feito no topo da Colina de Mamayev Kurgan, em Volgogrado/Stalingrado. Chama-se "Mãe Pátria" (em russo, Родина-мать зовёт!) e foi desenhado pelo escultor Yevgeni Vuchetich. Quando foi construída, em 1967, era a maior estátua do mundo, medindo 85 metros do topo de seu pedestal até a ponta da espada. A figura em si mede 52 metros e a espada 33.

Fica aqui minha homenagem aos que tombaram em defesa da liberdade nesta que é considerada a mais sangrenta de todas as batalhas.

E também aos que desembarcaram na Normandia ...





.

Nenhum comentário: