quinta-feira, 13 de novembro de 2014

"DADA", do Discarga Violenta

Das cinzas do que restou do projeto “Cooperativa do caos”, que pretendia lançar uma coletânea mapeando a cena punk/HC do norte e nordeste do final da década de 80, surgiram pelo menos dois frutos memoráveis: a demo-tape “suicídio”, da Karne Krua, e o compacto “Cosmopolita”, da Discarga Violenta.

Discarga Violenta (com “i” mesmo, não me pergunte porque) era (é?) uma banda de Natal, RN, que fazia um som rápido, barulhento e inventivo. “Cosmopolita”, o EP 7 polegadas, vinha embalado num pôster que, ao ser dobrado, formava capa, contracapa e encarte. Orgulhava-se, em letras garrafais no folheto publicitário xerocado que vinha encartado no disco, de conter 19 sons em apenas 6 minutos.

Começa muito bem, com “liberte-se”, uma faixa cadenciada baseada num ótimo riff de guitarra e letra minimalista que, no final, descamba num “noise” densenfreado para então encerrar retomando o riff. E assim segue, alternando passagens mais “melódicas” – desleixadas, toscas, mas melódicas – com barulho puro e simples. E sempre com ótimas letras que transmitem grandes mensagens em poucas palavras. Pérolas da síntese punk.

Impressionou. O que não sabíamos é que o melhor ainda estava por vir: em 1993 eles lançaram um segundo EP, “DADA”, muito melhor pensado e acabado, em todos os sentidos – tanto gráfico quanto musical. Na parte gráfica, destaque para o charmoso selinho da bolacha, com uma foto da banda. Já quando digo “musical” falo na qualidade das composições, especificamente, pois a execução continuava tosca, com uma única e poderosa exceção: o baterista “Tampinha”, que conduz o disco com maestria combinando de forma perfeita batidas “blast beat” com passagens nitidamente “jazzísticas”. Uma evolução impressionante! Adriano Stevenson, ex-Devastação e depois Rotten Flies (onde está até hoje), havia saído para dar lugar a Derek, na guitarra, mas deixou como legado uma belíssima coleção de canções que merecem ser dissecadas num “faixa-a-faixa” ...

Começa num ritmo “nervoso”, porém preciso, no Hardcore rapidíssimo “Libera”, em que musica e letra se casam de forma perfeita. É seguida por “Raimundo”, um poema “desmusicado” de Carlos Drummond de Andrade. “Desmusicado” apenas em sua primeira parte, puro noise, porque em seguida a mesma faixa entrega a primeira e impressionante levada “jazzística” do disco. A essa altura, na primeira ouvida, já desconfiávamos que tinha algo de muito especial ali ...

Todas as demais faixas confirmam a “desconfiança”. A terceira tem uma letra que se resume a duas sentenças: “Ame seu ódio/e aja já”, mas ditas de forma brilhante num ritmo cadenciado e vigoroso. “Equilibrio bem/mal” tem o melhor momento “percussivo” do disco, enquanto “Expresso Liberdade” é a mais fraca - meio “feijão com arroz”. O lado A se encerra com “Não esqueça”, da Devastação, outra banda clássica e pioneira da primeira geração punk potiguar. Excelente composição.

O lado B começa lascivo, com “caralho dói”, e segue no mesmo ritmo de “vai e vem” com “Anjos da cidade” – “trepadas gozadas isso é que é bom”. Mas a mais original, em termos de arranjo, é a faixa seguinte, “povo sem vergonha”, que se desenrola através de um diálogo, quase um “repente”, com uma voz feminina – Gigi Melo - deliciosamente carregada de sotaque nordestino. Fechando tudo, “Um pássaro”, um belíssimo libelo libertário que nos faz ter vontade de jogar tudo pro ar e “nascer de novo”, “indo arriscar”. Periga ser a melhor do disco ...

E que disco! “DADA”, do Discarga Violenta, é uma obra-prima.

Tenho dito isso há mais de 20 anos, e nunca mudei de idéia ...

Vou tocar na íntegra, na próxima edição do programa de rock.

19H, sábado, 104,9 FM em Aracaju e região.

A.

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