por Adelvan Kenobi
Capítulo 01 - A PRIMEIRA “GIG” A GENTE NUNCA ESQUECE!
Era uma tarde chuvosa. Ainda me lembro, eu e mais dois colegas, caminhando rumo à rodoviária, pegando o ônibus e desembarcando em Aracaju - para nós, itabaianenses, quase uma metrópole. Estávamos indo ao nosso primeiro show de rock “underground”. Eu com uma camiseta preta do Slayer, o máximo em agressão naqueles tempos, fim dos anos 80. O II Festcore de Aracaju iria ser realizado no CSU (Centro Social Urbano) do conjunto Agamenon Magalhães – e nós não tínhamos a mínima idéia de onde diabos ficava isso! Pegamos um ônibus, descemos na praça do Siqueira Campos, pedimos informação e fomos a pé na direção indicada. Quando já começávamos a perder a esperança de encontrar o evento, eis que surge à nossa frente a silhueta de uma aglomeração de pessoas também vestidas de preto - não havia dúvida: chegamos! Éramos totalmente desconhecidos de todos e por isso ficamos no nosso canto, tímidos, só apreciando, maravilhados, a movimentação. Não sei quanto a meus amigos, mas eu estava me sentindo a pessoa mais moderna e antenada do mundo, saindo do interior para vir a um festival punk/oi na capital.
Iriam tocar bandas de Sergipe, Alagoas e Bahia. O primeiro Festcore havia se tornado lendário, pois havia reunido pela primeira vez bandas de todo o nordeste e até do norte, o Delinqüentes, de Belém do Pará. Eu, que sou assumidamente da geração Bizz/Rock in rio, não tinha ido, na verdade acho que minha noção do que era punk na época ainda era a que me foi passada pelo Fantástico, que noticiava o surgimento de um novo comportamento agressivo nos jovens dos grandes centros que espetavam os cabelos e ouviam musica barulhenta, mas aquilo pra mim era o mesmo que ouvir falar sobre muçulmanos no Oriente médio ou comunistas na Rússia – tudo muito distante. Aos poucos, porém, comecei a me identificar com a coisa e a achar que, no fim das contas, aquele pessoal excêntrico parecia espelhar melhor o futuro – tinha por volta de 15 anos e era fã da série Mad Max. A coisa começou a ficar séria quando ouvi o Camisa de Vênus pela primeira vez no radio falando palavrões e uma pergunta se recusava a sair de minha cabeça: “E pode ? O cara acabou de dizer que viu a mulher dele, Silvia, com a mão no pau do vizinho, ta tocando no radio com minha mãe e minha irmã na sala, como pode ?” Pronto, havia sido picado e irremediavelmente contaminado: resolvi que compraria aquele disco e assim “Viva, Ao vivo”, do Camisa de Vênus, se tornou a aquisição número 1 de uma coleção que não para de crescer.
Iriam tocar bandas de Sergipe, Alagoas e Bahia. O primeiro Festcore havia se tornado lendário, pois havia reunido pela primeira vez bandas de todo o nordeste e até do norte, o Delinqüentes, de Belém do Pará. Eu, que sou assumidamente da geração Bizz/Rock in rio, não tinha ido, na verdade acho que minha noção do que era punk na época ainda era a que me foi passada pelo Fantástico, que noticiava o surgimento de um novo comportamento agressivo nos jovens dos grandes centros que espetavam os cabelos e ouviam musica barulhenta, mas aquilo pra mim era o mesmo que ouvir falar sobre muçulmanos no Oriente médio ou comunistas na Rússia – tudo muito distante. Aos poucos, porém, comecei a me identificar com a coisa e a achar que, no fim das contas, aquele pessoal excêntrico parecia espelhar melhor o futuro – tinha por volta de 15 anos e era fã da série Mad Max. A coisa começou a ficar séria quando ouvi o Camisa de Vênus pela primeira vez no radio falando palavrões e uma pergunta se recusava a sair de minha cabeça: “E pode ? O cara acabou de dizer que viu a mulher dele, Silvia, com a mão no pau do vizinho, ta tocando no radio com minha mãe e minha irmã na sala, como pode ?” Pronto, havia sido picado e irremediavelmente contaminado: resolvi que compraria aquele disco e assim “Viva, Ao vivo”, do Camisa de Vênus, se tornou a aquisição número 1 de uma coleção que não para de crescer.
A célebre foto "com instrumental" |
Foto: Reinaldo |
Foto por Carlovancy |
120 Dias de sodoma, o último show |
Silvio, Karne Krua |
A zoeira começou e as bandas iam se sucedendo naquele velho espírito “do it yourself” que na época era absolutamente novo para mim: os carinhas que estavam pogando no show de uma banda de repente subiam no palco, empunhavam os mesmos instrumentos e começavam a tocar. Jesus Bastardus realmente berrou gatos e cachorros contra os bangers, o que me deixou meio assustado, mas a hora de maior tensão mesmo foi quando estava se apresentando a “Bandeira de Combate”, uma lendária banda skin/oi de Salvador – a policia invadiu o recinto de armas em punho e rolou uma revista, mulheres para um lado, homens pro outro, mas felizmente nada comprometedor foi encontrado e o show pôde continuar. Tocaram ainda Leprozario de Maceió, Azilo Militar, uma banda de Alagoinhas, interior da Bahia, que tinha como peculiaridade um baixista, Jr., filiado e militante de PT, fato raro até hoje nas hostes punk, dominadas pela ideologia anarquista, e as sergipanas Forcas Armadas, Logorreia (banda paralela de Sylvio, acho q foi meu primeiro contato com algo parecido com o grind core, uma barulheira infernal ) e a Karne Krua. Karne Krua foi a que mais me impressionou, pois eu era fã do Cólera e Inocentes a Karne era do mesmo nível, senão melhor.
A noite acabou sem problemas e nós voltamos a pé para a rodoviária, não sem antes presenciar a imagem dantesca de um mendigo velhinho ensangüentado depois de ter sido agredido por vândalos (pra quem pensa que violência urbana é exclusividade dos dias atuais). Na rodoviária encontramos os caras de Alagoinhas e pudemos trocar algumas impressões “interioranas” sobre o evento, que eu sabia que seria um marco em minha vida: de alguma forma era o que eu queria para mim e iria encontrar um meio de me envolver com aquilo. Não deu outra: O terceiro Festcore (de um total de 5 edições) eu ajudei a organizar junto com Sylvio e uma garota que hoje é militante da Igreja Universal do Reino de Deus e marcou a estréia do Câmbio Negro HC, de Recife, em terras sergipanas.
A noite acabou sem problemas e nós voltamos a pé para a rodoviária, não sem antes presenciar a imagem dantesca de um mendigo velhinho ensangüentado depois de ter sido agredido por vândalos (pra quem pensa que violência urbana é exclusividade dos dias atuais). Na rodoviária encontramos os caras de Alagoinhas e pudemos trocar algumas impressões “interioranas” sobre o evento, que eu sabia que seria um marco em minha vida: de alguma forma era o que eu queria para mim e iria encontrar um meio de me envolver com aquilo. Não deu outra: O terceiro Festcore (de um total de 5 edições) eu ajudei a organizar junto com Sylvio e uma garota que hoje é militante da Igreja Universal do Reino de Deus e marcou a estréia do Câmbio Negro HC, de Recife, em terras sergipanas.
Capítulo 02 – OS ANOS 80
Anos 80. Roberto Aquino na Distúrbios Sonoros. |
Anos 90. Karne Krua Ao Vivo no Cotinguiba Esporte Clube. |
1999. ETC/120 Dias de Sodoma. |
ETC/Nora Kuzma/120 Dias de Sodoma |
Camboja no Mahalo do centro. |
Cebola, Logorréia |
ETC no Mahalo do centro. Lelinho e Cris. |
Mucous secretiun |
As Subsuburbanas |
Anos 90. Karne Krua, Mahalo do centro. |
Anos 90. Karne Krua no DCE da Praça Camerino. |
Anos 90. Karne Krua em Itabaiana. |
1998. Karne Krua no Rock-se |
Vicente Coda e CH Band |
Anos 90. Rony, Karne Krua |
Outra banda que marcou a época foi a MANICOMIO, cuja mais célebre formação tinha Fabio Gordinho na guitarra, Roberio (depois Logorréia) no vocal, Moacir (depois peixe fora dagua da Mucous Secretion) no baixo e Robson na bateria. Esse ultimo membro, em especial, fez jus ao nome da banda após seu fim, pois saiu “da” Manicômio para “o” manicômio. Pirou. Foi visto pela ultima vez no mundo “roqueiro” na metade dos anos 90, quando freqüentou alguns shows sempre usando uma máscara anti-gas. Nessa época ele insistia num projeto de alugar uma carreta, colocar as bandas em cima e sair circulando pela cidade, num evento “itinerante”. Até o início dos anos 90 ainda se podiam ver pessoas com a camisetas da manicômio que tinham estampadas a brilhante frase “Os loucos são livres, por isso estão presos”.
Anos 90. Sublevação. |
Alessandro "Cabelo" no vocal. |
Capítulo 03 – Enquanto isso, em Seattle ...
Metáfora. 1992, Nossa Senhora do Socorro |
Cleptomania |
Década de 1990, parque da sementeira |
Anos 90. Karne Krua no Mahalo do centro |
Anos 90. Jamson Madureira, Camboja. |
Foto: Teleu |
Mas voltando às bandas punk da época: Havia a LECKTOSPINOISE, que fazia um hardcore visceral ao estilo do RDP das antigas, e tinha como hit (tradição) um som (não se falava “musica”) que fazia uma pergunta pertinente: “A policia foi feita pra nos proteger, mas quem nos protege da policia?”. Logorréia, a banda paralela de Sylvio, continuava sua trajetória com uma formação enxuta e diferente, já que o baterista Cebola fazia também os vocais. E haviam também várias outras bandas extremamente barulhentas e sem técnica, auto-intituladas “noise “ (como um rótulo), que atendiam por nomes como LIPOFRENIA (onde tocavam Cícero Mago e Lelinho, depois ETC), REVOLTA SUBURBANA (com o Mago e Ailton “Casca Grossa”), AIDS (de Nenga, já falecido), RETIRANTES (de onde saiu Jamson Amostra Grátis, hoje na Words Guerrilla), GANGRENA SOCIAL (Cabelo, que depois montaria milhares de outras bandas, Nininho e, novamente, o Mago), OLHO POR OLHO (voltou à atividade no século XXI), ALUCINOISE ALUCINÓGENA e REFUGO (depois REFUGO DE BELSEN, de onde saiu Jamson Madureira, do Camboja), dentre outras.
Anos 90. Snooze, Rafael jr. |
A expectativa pelo primeiro show das Subsuburbanas foi grande, mas a banda definhou antes de se apresentar ao vivo. Ficaram as lembranças da baterista, alegando o calor, tocando apenas de sutiã (cara, como eu me senti moderno, novaiorquino, nesse dia!) enquanto a vocalista berrava uma musica que ela dizia ser dos Delinqüentes e que dizia mais ou menos assim: “Da burguesinha, eu como a xana, da burguesinha, eu amasso os peitos, da burguesinha, eu como o cu, sem camisinha !!!!”. Bastante apropriado para uma banda de meninas, não acham ? A letra ficou em minha memória porque me parece que era a única musica que elas conseguiam tocar até o fim.
Enquanto isso, em Seattle, outras bandas eram formadas e, respeitadas as diferenças entre realidades diametralmente opostas, faziam exatamente as mesmas coisas, sem saber que estavam gestando as sementes de uma nova revolução comportamental na história do rock ...
Capítulo 04 – ANOS 90
Anos 90. Logorréia, Robério. |
4.1 – Punk rock Hard Core sabe onde é que faz ...
Anos 90. Snooze, Fabinho |
Logorréia. Robério, Cebola, Silvio |
Silvio continuava investindo em projetos paralelos, como o ETC, A Casca Grossa e a Words Guerrilla. ETC era uma banda barulhenta e pornográfica, feita com o principal intuito de ir de encontro ao patrulhamento ideológico punk que era forte na época e enchia o saco com uma série de regrinhas que não podiam ser quebradas. A ETC quebrava todas. Fazia musica sobre o que desse na telha, de uma descrição de uma cagada à exaltação da rapadura, além de muita putaria. Beirava o sexismo, realmente, mas a intenção original era ir de encontro ao falso moralismo. Eu sei disso porque eu também fiz parte da banda – gravei, inclusive, a segunda demo-tape, a antológica “Greatest Hits live”. Já A Casca Grossa era uma espécie de volta às origens do punk, numa época em que a Karne Krua estava bastante influenciada por influências “externas”, como a musica regional. Foi um projeto de Silvio com 3 figuras “das antigas” que não durou muito. Em seu lugar surgiu a Words Guerrilla, com uma interessante proposta de fazer hardcore com um sotaque latino, inclusive com letras em castelhano. Sua primeira demo, “La Fuerza”, marcou época.
Anos 90. Xavier |
Havia também, nos anos 90, uma galera mais radical e envolvida com o movimento anarquista que sempre estava montando bandas, geralmente de curta duração – As mais conhecidas eram Plasma, olho por olho e Putrefação Humana. A PH foi criada originalmente pelo falecido Ricardo “Core”, em Penedo, remontada em Itabaiana e adotada por Cícero Mago, Salsichão e, mais tarde, Ulisses - que era egresso de uma outra banda grind, esta já da segunda metade da década, a Cicatriz. O Olho por Olho se definia como “uma banda de grindnoisecore” e foi fundada em 1991 por Xavier (guitarra), Marcelo Prata (vocal) e Paulo (bateria). Já com outro baterista, Chico, fizeram seu primeiro show naquele mesmo ano, num evento chamado “SUBNUTRIÇÃO” ao lado das bandas Cleptomania, Camboja, Refugo de Belsen, Alucinoise Alucinógena, Anal Putrefaction e Logorreia. No ano seguinte lançam sua primeira demo-ensaio, “à beira do caos” e segue tocando. Deram uma longa parada e voltam em 2002 com uma nova demo, “deserto”. Seguem tocando esporadicamente até hoje.
Cleptomania |
E havia Cabelo, sempre inquieto, sempre participando ou montando, ele mesmo, suas bandas – caso da Los Repugnantes. Já mais para o final da década ele enveredou pelo mundo do indie rock “low profile” com o projeto HWH – Hair Without Head.
4.2 – Os shows
Os shows, os memoráveis shows da virada da década de 80 para a de 90 ! A precariedade era a mesma, mas os abnegados “promotores” já eram outros, com um gás novo e uma vontade incrível de ver as coisas acontecerem. Foi por essa época que comecei minha “militância” propriamente dita como “agitador cultural”. Junto com Sylvio e uma garota que andava com os punks ajudei a organizar o III FESTCORE DE ARACAJU. Cheguei inclusive a investir a grana que estava guardando para comprar uma bateria e montar minha própria banda (um sonho que acalentava há tempos) no pagamento adiantado da aparelhagem de som. Não tivemos lucro, mas conseguimos recuperar o dinheiro investido, o que foi uma grande vitória. O evento foi super-problemático, mudou de datas algumas vezes e acabou sendo realizado num dia e horário extremamente inusitados, um domingo, por volta das 11:00 da manhã, no Auditório Lourival Batista. Mesmo assim atraiu um bom publico, não apenas da cidade, mas também de cidades vizinhas, como Salvador e Recife.
Nesse dia descobri, literalmente o “peso” de uma boa aparelhagem de som, pois tivemos que ajudar no trabalho de montagem do equipamento, eu e Sylvio, para diminuir o atraso. Mas o festival começou, valeu o esforço e todos foram felizes. Bom, nem todos: num determinado momento, a Diretora do Auditório sobe ao palco e pede o microfone para reclamar que alguém havia defecado na parte superior do Auditório. Para que o evento prosseguisse, literalmente, “a merda teria que ser limpada”, e lá se foram os produtores, Sylvio e Ivânia, limpar cocô (felizmente eu estava ausente naquele momento e não fui convocado para a ingrata tarefa). Câmbio Negro tocou com o guitarrista da banda Cérbero, também recifense, e que também se apresentou no evento, substituindo Pedrito, que não pôde vir, na guitarra. Tivemos ainda Subversivos, de Alagoinhas, Bahia, e bandas locais de estilos diversos como Karne Krua, Deuteronômio e Refugos de Belsen.
Anos 90. Acervo Adelvan |
Tive um reencontro com eles num trágico gig no conjunto Santos Dumont. A imagem do show bombástico que eu havia visto no II Festcore ainda estava fresca em minha mente. A caminho do evento, de ônibus, ainda fui exortado a desistir da empreitada por alguns conhecidos que eu havia encontrado por acaso, e que me alertaram: “show de rock, essa hora da noite, no Santos Dumont ? Se eu fosse você, desistia e voltava pra casa.” O Bairro tinha fama de violento, fama essa que se confirmou no final da gig, quando os “roqueiros” foram abordados por um grupo de “Brown” (como eram chamados os malucos “axé” por aqui e em Salvador) armados. Houve disparos, que atingiram Irani, irmã de Ivânia e, na época, baterista das Sub-suburbanas. Foi quando saiu da boca de “Esgoto”, um punk soteropolitano que andava muito por estas plagas, o seguinte comentário: “Porra, Aracaju ta ficando massa, tem até tiroteio”. Eu, por sorte, tinha saído um pouco antes, para não perder o ônibus, mesmo perdendo a esperada apresentação da banda de grindcore CAMBOJA, então com Jamson Madureira na bateria, Fúria no vocal e Sérgio na guitarra. Eu havia travado contato com eles algum tempo antes, num evento realizado num barzinho bacana chamado Zero Grau que funcionava na Praia 13 de Julho, junto com a Anal Putrefaction, e havia gostado muito. Também tinha visto alguns desenhos que o baterista, Madureira, havia feito para o logotipo da banda, e achei muito bons, chegando inclusive a publicá-los na primeira edição do meu novo zine, ESCARRO NAPALM, saudando-os como a maior promessa do então efervescente underground sergipano. Lembro que comentei que havia gostado do nome para o vocalista, Fúria, perguntei quem havia batizado e se era uma homenagem à guerra do Camboja. Ele disse que tinha sido o baterista, mas que ele só sabia que era um lugar onde morreu um monte de gente, no que, por sinal, estava certo, diga-se de passagem.
Anos 80. Acervo Adelvan |
CONEXÃO MARANHÃO |
Foi lá também, no Espaço 799, que aconteceu a equivocada primeira vinda do Eddie, seminal formação pré-mangue beat do Recife, em Aracaju. Tocaram para um publico totalmente “nada a ver”, repleto de punks e metaleiros que não absorveram a proposta musical da banda, ainda calcada no rock garageiro porém já distante do que o povo do rock estava acostumado a ouvir. Ainda lembro da pagação de Roger (depois Bomsucesso Samba Clube) no microfone, falando pra galera que eles deveriam abrir mais a mente para outros sons e parar de ficar ouvindo só Iron Maiden, até ser interrompido por Fabio Trummer, que parecia estar mais interessado em terminar o show e dar o fora dali.
Joacy Jamys, in memorian |
Muito mais raramente aconteciam shows também no interior. O primeiro foi em Itabaiana, com a “nata” da cena punk underground local, karne Krua, ETC, Cleptomania e outras. Foi na Sede dos Trabalhadores, clube que algum tempo depois recebeu a banda crossover REALIDADE EMCOBERTA do Recife, numa miniturnê pelo interior sergipano acompanhada da Anal Putrefaction. Em Estância aconteceu o TÚNEL METAL, com o THE CROSS, de Salvador, que acabou gerando uma confusão e a interrupção do evento, para desconsolo das bandas que iriam tocar na sequencia. Alguns shows foram feitos também em Carira, sertão sergipano, o que gerou uma violenta repressão aos mirrados roqueiros locais por parte da tradicionalmente truculenta “autoridade” policial, que os acusava de levar um bando de maconheiros de Aracaju para perturbar a paz publica e perverter a juventude da cidade.
Fora estes shows acontecidos em espaços que, eventualmente, abriam as portas para as bandas alternativas, haviam algumas situações “sui generis”, como da vez em que Vicente Coda conseguiu o Augustu´s, a mais tradicional casa de espetáculos da cidade (uma espécie de “canecão sergipano”) para um evento totalmente protagonizado pelo rock. Era um Festival Beneficente, destinado a angariar fundos para o Hospital de Cirurgia, que encontrava-se em situação crítica na época. Houve, inclusive, chamada na televisão, na afiliada local da Globo, patrocinada pela Fundação Augusto Franco! Foi surreal ver as bandas que eu estava acostumado a assistir em estruturas pra lá de precárias no palco “chic” do Augustu´s com sonorização de Ricardo Sá, já nesta época (e bem antes, até) o melhor som da cidade. Lembro que a Karne Krua fez uma apresentação totalmente “zoada” (os caras estavam completamente bêbados, o que nem era lá tão comum) mas mesmo assim soou bem melhor do que o costume. Vicente se apresentou com um dos zilhões de projetos dele que eu não lembro qual era, e a noite foi encerrada pelo Warlord, que assim que subiu ao palco mandou um sonoro FODA-SE para a produção do evento, numa lavagem de roupa suja em público ligeiramente constrangedora ...
Por falar em Ricardo Sá, lembro que a Karne Krua, durante um bom tempo, ficou proibida de tocar em seu som já que Silvia havia, segundo ele, quebrado um de seus microfones (ele nega). Para driblar a proibição chegaram a tocar, numa ocasião, com o nome de “Silvio e sua banda suburbana”.
Houve também um grande show que não houve: Plebe Rude, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. Foi anunciado, teria a abertura da karne krua, mas uma súbita proibição de entrada de menores de idade, aliada a uma repressãozinha policial básica na entrada, tomando coturnos e gandolas do público, inviabilizou o evento.
Por falar em Ricardo Sá, lembro que a Karne Krua, durante um bom tempo, ficou proibida de tocar em seu som já que Silvia havia, segundo ele, quebrado um de seus microfones (ele nega). Para driblar a proibição chegaram a tocar, numa ocasião, com o nome de “Silvio e sua banda suburbana”.
Houve também um grande show que não houve: Plebe Rude, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. Foi anunciado, teria a abertura da karne krua, mas uma súbita proibição de entrada de menores de idade, aliada a uma repressãozinha policial básica na entrada, tomando coturnos e gandolas do público, inviabilizou o evento.
4.3 – O Metal sergipano
Karne Krua, divulgação xerocada |
A Warlord acabaria se tornando a formação Heavy Metal com maior longevidade no estado, já que começou em dezembro de 1991 e seguiu em frente até meados do fim da primeira década do século XXI, sempre com George Oliveira nos vocais e Otávio Jr. na guitarra, abrindo inclusive shows de bandas importantes do cenário nacional e internacional, como Dorsal Atlântica, Sepultura, Angra, Shaaman e Tribuzy. Em dezembro de 1993, com sua primeira formação – George (V), Júlio Fonseca (D), Otávio e Vanicson (G), e Dalmar (B) – lançaram a Demo Tape Warlord ’93, gravada em 8 canais no AV Studios e contendo as músicas “Los Angeles In Blaze”, “Death Will Smile For You”, “Get Out Of The Way” e “Warlord”. Em agosto de 1996 veio ao mundo a segunda demo, “God kill the king”, com a faixa-título, que acabou se tornando uma espécie de “hino” da banda, sempre uma das mais pedidas nos shows, e mais “Walkin’ To The Abyss”, “Money (Ain’t a Mortal Crime)”, “Angry Young Man” e “Prisoner Of Insanity”. Passaram por muitos altos e baixos, longos períodos parados intercalados por algumas apresentações consagradoras, mas sofreram um sério revés recentemente, com a saída, parece que em definitivo, do vocalista George, justamente quando seu primeiro Cd “oficial”, a princípio intitulado “Land Of Agony”, estava finalizado e prestes a ser, finalmente, lançado. Chegaram a fazer um último show, com um vocalista convidado, na abertura da apresentação de Blaze Bayley, ex-Iron Maiden, em 2009, em Aracaju, mas atualmente encontram-se parados mais uma vez, muito embora não tenham tido seu fim anunciado “oficialmente”. Uma pena, pois tive o prazer de tocar uma das faixas do disco em meu programa de rádio e posso afirmar que o material é de primeira.
Outra banda de metal “tradicional” célebre na cidade é a Tchandala, fundada em 1996 por Dejair e Pidele e em atividade até os dias de hoje graças, em grande parte, à persistência de Dejair, que assumiu os vocais e está sempre pronto a levar adiante a bandeira do metal sergipano. A formação original contava com o próprio, Dejair (que posteriormente tocaria na Karne Krua), no baixo, Pidele no Vocal, Sandro na guitarra base, Silvio na Guitarra solo) e Hudson "Codó" na bateria. A primeira demo foi “The Begining”, de 1998. Vale o registro de uma passagem pitoresca da carreira da banda, uma das coisas pelas quais qualquer um que milite no meio "underground" está sujeita a passar (e passa, invariavelmente): quando eles se apresentaram na extinta Rua 24 Horas o locutor, acostumado ao pagode, axé e demais ritmos popularescos, os apresentou da seguinte forma: “E agora com vocês, TCHAN ... Não, não é o Tchan da Bahia, é a Tchandala de Sergipe!”. Fala sério ...
Antes do surgimento da Tchandala, durante um bom período da primeira metade dos anos 90, o Warlord reinava sozinho na seara do metal dito “tradicional”, pois o que imperava realmente era o Death Metal, com algum espaço para o thrash, apenas. O principal nome do estilo era justamente a Deuteronômio, mas alguns outros se juntaram a eles, como a Anal Putrefaction, que do grind foi evoluindo para o Death, Necrofilia e Mucous Secretion, estas duas últimas num levada mais “Death/grind”. Os shows da Mucous eram um espetáculo à parte, com velas espalhadas entre o público e toda uma mise-em-scene metal que destoava completamente da figura de seu baixista, Moacir, que era punk. No thrash, destaque para a Rust Makers e, principalmente, Agony Season, além da Metáfora, da qual falaremos adiante. Agony Season chegou a gravar uma demo-tape com uma qualidade bastante satisfatória para os padrões da época, com uma bela capinha desenhada por Jamson Madureira. Haviam ainda nomes como a Fortress, da qual faziam parte Daniel e Rafael jr., que posteriormente formariam a Snooze, e Ulisses, um “headbanger” de Alagoinhas, Bahia, que morava aqui e era “fanzineiro”, mas ficou apenas nos ensaios.
Os nomes citados foram das bandas que se destacaram, pois chegaram a fazer shows e participar de festivais, como um evento surreal que aconteceu no início da década em Itabaiana, promovido pelo “sabotage”, de Adelardinho Jr – um dos únicos programas de rádio da época que davam espaço para o rock ao lado de outro lá mesmo em Itabaiana, o “Guilhotina”, comandado por Ademir Pinto. O “Sabotage Rock Festival” aconteceu na praça de eventos da cidade, ao ar livre, um local acostumado a receber apenas atrações como Zezé de Camargo e Luciano e coisas do tipo, e atraiu uma multidão de curiosos, apesar da chuva torrencial que caiu naquela noite – muito provavelmente pela surpreendente divulgação nas duas FMs locais, que transmitiram os shows na íntegra. Tocaram a Rust Makers, Deuteronômio, Cleópatra, uma banda local que se dedicava a fazer covers, “Ezequiel o pensador”, outro “artista” local aficcionado em covers, Karne Krua e a Devilry que, por sinal, era uma banda de death metal lá mesmo de Itabaiana, e não faziam cover, tinha material próprio. O pessoal da Devilry chegou, inclusive, a promover um show com uma banda de doom metal de Salvador, The Cross, um feito e tanto para uma cidade do interior naqueles tempos, além de alguns outros com grupos sergipanos. Tocaram, ao que me consta, apenas uma vez em Aracaju, no Mahalo Disco Club do centro, fato do qual eles pareciam se ressentir, já que me lembro da primeira frase proferida pelo vocalista Vladimir ao microfone, algo do tipo “apesar dos preconceitos, estamos aqui, Devilry, de Itabaiana”. E tome tosqueira no pé do ouvido ...
Com a “cena” metal pequena porém pelo menos existindo na cidade, começaram a acontecer alguns shows com bandas de fora do estado, e alguns com bandas importantes, como a The Mist, de Minas Gerais, que tinha na guitarra o ex-Sepultura Jairo Guedes, o Dorsal Atlântica, que tocou na extinta Boite “Tio Zé”, na Atalaia, Restless, de Brasília, e várias bandas de Salvador. O principal responsável pela vinda das bandas de Salvador foi um baiano, ex-proprietário do Bazar Musical, loja especializada que existia por lá, no Orixa´s Center, que se radicou aqui e começou a promover eventos mais “profissionais” (não só de metal, já que foi ele, por exemplo, que trouxe um Dead Billies em início de carreira pela primeira e única vez para cá num show que não teve NENHUM pagante), como os projetos “Metal in concert”, onde tocou o Restless, de Brasília, e “União das Tribos”, que acontecia no Cotinguiba. Critical Mass, outra banda de metal da época que não vingou, fez sua estréia nesse projeto, mas a própria banda em si foi ofuscada pelo “estrelato” de seu vocalista, o popularíssimo Fúria, que fez praticamente um show a parte numa perfomance ensandecida que destoava do som que o grupo se propunha fazer. Ele literalmente roubou a cena, já que foi ovacionado pela platéia que gritava seu nome, não o nome da banda.
O Cotinguiba Esporte Clube foi, por muito tempo, o “point” do rock underground na cidade. Foi lá que DEVERIA ter acontecido, em 12 de junho de 1994, o show do PUS, também de Brasília, banda cuja guitarrista era a deliciosa Simone “Death”, mais tarde conhecida nacionalmente como Syang, quando participou da “Casa dos Artistas” do SBT. O show não aconteceu porque a banda não foi paga pelo produtor, mas acabou rolando na segunda-feira posterior, de graça, em pleno meio-dia ( !!! ), numa pista de skate chamada Organtec (onde também aconteciam shows de rock) que ficava na Av. Barão de Maruim. Este mesmo “produtor” pilantra já tinha aprontado uma na mesma organtecc, quando a banda Slavery, da Bahia, que tinha disco lançado pela cogumelo Records (status supremo do metal dos anos 80 e 90), tocou lá e ficou no olho da rua, sem ter onde dormir. O Mystifier, também baiano, estava certo para tocar nesta mesma noite, mas não apareceu.
Mas o maior “toco” do tal “produtor” foi mesmo com o Ratos de Porão. O que seria o show da década acabou se tornando uma noite de fúria, já que não aconteceu pelo mesmo motivo do PUS – falta de pagamento. Os Ratos chegaram a vir à cidade, fizeram uma noite de autógrafos no Shopping Riomar e tudo o mais (lembro que numa exposição fotográfica comemorativa aos 10 Anos do Shopping estavam eles lá, com cara de “lombrados”, em meio ao assédio dos fãs e com o “Anticristo” organizando a fila), já que o evento estava “bombando” na mídia, pois tinha chamada, veja só, na Televisão aberta, se não me engano a TV Atalaia, então retransmissora do SBT. O produtor sumiu, a banda não tocou e a turba ensandecida se vingou saqueando a loja do estelionatário, uma das duas únicas especializadas em rock na cidade, ao lado da Lokaos, de Silvio. O cara de pau ainda teve a coragem de aparecer depois de um grande sumiço, mas sumiu do mapa de vez depois de ter sido preso em flagrante por estupro – lembro de estar assistindo um programa da MTV chamado “Garganta e Torcicolor”, que era apresentado ao vivo por João gordo, quando ele leu uma carta de uma pessoa daqui que deu a notícia da prisão, comemorada pelo gordo aos berros de “se fudeu, pilantra caloteiro estuprador filho da puta, vai virar mulherzinha, vão comer o cu dele na cadeia”.
Já na segunda metade dos anos 90 o metal sergipano se renova com novos nomes, notadamente Scarlet peace, com seu doom metal influenciado pelo rock progressivo. Surgiu uma nova geração de bandas de death metal, como a Átropos, que teve vida curta mas chegou a abrir um show pro Headhunter DC, da Bahia. Alguns integrantes da banda se juntaram a um outro projeto que estava nascendo em 1998, a Sign of Hate, uma das mais agressivas e técnicas do estilo, na ativa até hoje. Isso sem falar de Deuteronômio e Anal Putrefaction, que seguiram sendo os principais nomes do estilo durante a década. Correndo por fora, o Black Metal, cujo principal nome era a Mystical Fire, banda fundada por Alexandre em Manaus, reformulada em Arapiraca, Alagoas, e radicada definitivamente em Sergipe – Alexandre voltou pro Amazonas mas deixou o nome nas mãos de Elias, Bilal e Sedim.
O Cotinguiba Esporte Clube foi, por muito tempo, o “point” do rock underground na cidade. Foi lá que DEVERIA ter acontecido, em 12 de junho de 1994, o show do PUS, também de Brasília, banda cuja guitarrista era a deliciosa Simone “Death”, mais tarde conhecida nacionalmente como Syang, quando participou da “Casa dos Artistas” do SBT. O show não aconteceu porque a banda não foi paga pelo produtor, mas acabou rolando na segunda-feira posterior, de graça, em pleno meio-dia ( !!! ), numa pista de skate chamada Organtec (onde também aconteciam shows de rock) que ficava na Av. Barão de Maruim. Este mesmo “produtor” pilantra já tinha aprontado uma na mesma organtecc, quando a banda Slavery, da Bahia, que tinha disco lançado pela cogumelo Records (status supremo do metal dos anos 80 e 90), tocou lá e ficou no olho da rua, sem ter onde dormir. O Mystifier, também baiano, estava certo para tocar nesta mesma noite, mas não apareceu.
Em Itabaiana |
Já na segunda metade dos anos 90 o metal sergipano se renova com novos nomes, notadamente Scarlet peace, com seu doom metal influenciado pelo rock progressivo. Surgiu uma nova geração de bandas de death metal, como a Átropos, que teve vida curta mas chegou a abrir um show pro Headhunter DC, da Bahia. Alguns integrantes da banda se juntaram a um outro projeto que estava nascendo em 1998, a Sign of Hate, uma das mais agressivas e técnicas do estilo, na ativa até hoje. Isso sem falar de Deuteronômio e Anal Putrefaction, que seguiram sendo os principais nomes do estilo durante a década. Correndo por fora, o Black Metal, cujo principal nome era a Mystical Fire, banda fundada por Alexandre em Manaus, reformulada em Arapiraca, Alagoas, e radicada definitivamente em Sergipe – Alexandre voltou pro Amazonas mas deixou o nome nas mãos de Elias, Bilal e Sedim.
4.4 - ROCK IN BICA
Durante as décadas de 70 e 80 a universidade Federal de Sergipe promovia, na cidade histórica de São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil, um grande Festival de Artes, o FASC – Festival de Artes de São Cristóvão. Nas últimas edições do FASC um dos muitos palcos do evento foi dedicado ao rock. No Ano de 1990, inspirados no Rock in Rio, cuja segunda edição aconteceria no ano seguinte, no Maracanã, o palco do Rock, que havia sido montado na Bica de São Cristóvão (um balneário publico da cidade) recebeu o irônico nome de “Rock In Bica”. Na primeira edição, além das bandas locais, se apresentaram uma banda bastante conhecida no cenário independente baiano da época, o Treblinka, e os brasilienses do BSB-H. O BSB-H foi a primeira banda independente de projeção nacional (já haviam lançado alguns álbuns por selos célebres, como a Devil Discos) a se apresentar por aqui, o que causou um certo frisson na cena local. A apresentação deles foi gravada em VHS e diversas cópias circularam de mão em mão. Por conta deste relativo sucesso , quando foi anunciada uma segunda edição do rock in Bica em 1992 a expectativa, que já era grande, se confirmou em níveis muito além do imaginável pelo mais otimista dos “rockers” locais. Grandes nomes do cenário underground nacional se apresentaram na Bica de São Cristóvão numa maratona de música memorável que começou às 16:00 do sábado e só foi se encerrar por volta das 11 da manhã do domingo.
Ao lado de grupos locais, como a karne krua, se apresentaram os baianos do MEIO-HOMEM, uma interessantíssima banda meio experimental/industrial que chamou bastante a atenção dos que presenciaram seu show, e o grande HEADHUNTER DC, uma das maiores bandas brasileiras de Death Metal na ativa até hoje, à época pertencendo ao cast da legendária gravadora mineira Cogumelo. Além disso, foi quase que um sonho ver, pela primeiríssima vez ao vivo em solo sergipano, duas das mais importantes formações do punk paulistano, os Inocentes, que, por sinal, nunca mais voltaram, e o Cólera, que só voltou a se apresentar, mais uma vez em São Cristóvão e pela primeira vez em Aracaju, mais de uma década depois, já em pelo século XXI. Os Inocentes fizeram um show de razoável para ruim, pois já estavam naquela fase mais decadente pós “Adeus Carne”, muito mais rock and roll do que punk. Além do mais a apresentação foi prejudicada pela reação despropositada do líder Clemente às provocações vindas de um maluco (literalmente falando) da platéia que o ofendia a todo momento. Provavelmente confundiu o louco (mais uma vez, literalmente falando) com mais um punk acusando-o de “traidor do movimento”. Já o show do Cólera foi antológico. Começou com o sol nascendo no horizonte (lembrando que o evento aconteceu ao ar livre), fato que não deixou de ser comentado por Redson, que ressaltou que era a primeira vez que eles tocavam naquelas condições, com um cenário tão bonito, de frente para o raiar do dia. Fizeram uma apresentação energética que sacudiu a audiência e ficou na memória dos que a presenciaram – ainda me lembro dos caras do Headhunter se levantando e correndo para a frente do palco para unirem-se aos punks no pogo. Memorável. Infelizmente não pude ficar até o fim e perdi a apresentação dos mineiros do Attack Epiléptico, que aconteceu já na manhã do domingo, junto com a Karne krua. Os pernambucanos do Câmbio Negro HC também estavam escalados e presentes, mas acabaram não se apresentando, por conta de desentendimentos com a organização. Além das bandas em si, vale ressaltar que todo o clima que cercou este Festival foi bem marcante, pelo inusitado que era para a cena local da época. Os rockers se dirigiram para lá em peso, e foi uma grande confraternização “à la woodstock” (guardadas as devidas proporções, evidentemente), com barracas de camping espalhadas pelo local. Claro que nem tudo foram flores, há lembranças da costumeira truculência policial na repressão ao consumo de drogas, à libertinagem e à perturbação da ordem pública mas, no final, o saldo foi pra lá de positivo.
Anos 80. Karne Krua, release |
4.5 – Camboja e "derivados"
Fanzine de Jall Chaves |
O resultado foi bastante inusitado e eu diria até que revolucionário para o cenário local da época, muito preso a fórmulas já um tanto desgastadas e repetitivas. Gravaram uma nova demo, intitulada “lies about freedom”, e passaram a fazer shows, àquela altura (1992/93) já bastante influenciada pela ascensão de uma cena forte de rock industrial pelo mundo, capitaneada pelo Ministry e pelo Nine Inch Nails. Mas seguiu seu caminho meio que solitária, nadando contra a maré. Tornou-se uma banda “cult” entre os que compreenderam melhor sua proposta inovadora, mas não fazia grande sucesso entre os punks e headbangers, que eram esmagadora maioria. Isso porque possuíam uma sonoridade realmente original. As musicas eram, invariavelmente, extremamente minimalistas – um riff (sempre muito bom, diga-se de passagem) e uma frase em inglês repetidos à exaustão até o fim – que não demorava muito, as faixas não costumavam durar mais que 2 minutos. Nos shows, muito improviso e ruídos de microfonia, distorção e dissonância. E nas demos muitas colagens de sons, sempre muito bem pensadas e encaixadas. Isso tudo com o mínimo de recursos. É de se imaginar o que Madureira conseguiria fazer se tivesse à sua disposição a tecnologia de que um Al Jourgenson ou um Trent Reznor (seu ídolo confesso) dispunham.
Anos 80. Capa do fanzine Clube do òdio |
Por conta de todos estes contratempos, especialmente a falta de recursos e de um produtor que compreendesse o espírito da banda, o Camboja acabou sem deixar nenhum registro decente de suas brilhantes composições que atendiam por títulos quase sempre depressivos e/ou atormentados como “don’t close your eyes to my misery”, “what do you know about my pain?”, “machine man”e ‘italian sexy movie”. A banda acabou em algum ponto no meio dos anos 90 – na verdade não houve um fim oficial, apenas Madureira foi perdendo o tesão de tocar, segundo ele mesmo. O ultimo show (que não estava previsto para ser o ultimo) foi especialmente memorável. Aconteceu no Mahalo da Atalaia, abrindo para o Kafila, do Piauí, e contou com Cícero Mago, irmão de Madureira, na bateria, substituindo Lelinho, que havia se desligado da banda e se afastado do mundo do rock underground algum tempo antes. A apresentação foi matadora: Madureira estava especialmente inspirado e o evento foi, inclusive, registrado para ser distribuido em K7 pelo fanzine CABRUNCO, o que, infelizmente, acabou não acontecendo.
Anos 80 |
O “projeto paralelo” foi o Misery High Tech. Era composto por apenas duas pessoas, Madureira e Sergio “Metáfora” – outro Sergio, não o mesmo que havia fundado o Camboja – se revezando nas guitarras e colagens sonoras acompanhados por uma bateria eletrônica. Fizeram um trabalho interessantíssimo, fruto do encontro entre suas principais influências, o rock industrial e eletrônico, no caso de Jamson, e o thrash, mas com um background também influenciado pelo industrial (o também projeto paralelo Nailbomb, de Max Cavalera e Alex newport, foi a principal referência da dupla) e deixaram como registro duas demo-tapes. Apresentaram-se ao vivo apenas em uma ocasião, no dia 29 de abril de 1995, no Espaço Cultural Engenho e Arte, que pertencia ao cantor e compositor Paulo Lobo e ficava localizado no bairro Grageru, num Festival ao lado das bandas Plasma, Snooze, Agony Season e o próprio Camboja.
Já a Metáfora, a banda “derivada”, tinha em comum com o Camboja apenas a sua gênese, pois foi idealizada por um dos membros-fundadores da mesma, Sergio (a banda tinha dois Sergios). Faziam um thrash metal cru e tosco que foi registrado pela primeira vez na antológica demo-tape “vulcanic fire”. Era uma típica banda da época em que o Sepultura estava no auge, uma das muitas que tentavam emular o som dos heróis do metal brasileiro, porém sem os mesmos recursos técnicos nem a mesma competência com os instrumentos. Mas durou um bom tempo, e ao longo desse tempo foi evoluindo e refinando seu som, o que se refletiu numa segunda demo-tape melhor trabalhada intitulada “living in ruins”. Nunca chegou a ser, no entanto, um destaque no cenário, embora tenha tido em seu currículo alguns bons shows. Durante algum tempo, inclusive, a Metáfora contou com uma garota, Morgana, no contrabaixo, fato inusitado para a cena da época – aliás esta é uma das grandes deficiências do rock sergipano, a pouca participação das mulheres na formação das bandas. Alem disso protagonizaram pelo menos um dos muitos episódios bizarros do rock sergipano ao se apresentarem, pela primeiríssima vez em sua carreira, num circo mambembe lá mesmo em sua terra natal, Nossa Senhora do Socorro, quando tiveram seu set list comido por um bode durante a passagem de som mas mesmo assim foram suntuosamente apresentados pelo mestre de cerimônias do circo, que era também o palhaço.
Posteriormente, já sem o “Sergio fundador”, mudaram de nome para “Uncanny”, numa última formação que durou pouco mas deixou pelo menos uma noite memorável de saldo, num evento no parque da Sementeira onde chegaram a experimentar alguns efeitos pirotécnicos à la Kiss e Iron Maiden (descontadas as devidas proporções, evidentemente), sem muito sucesso.
Posteriormente, já sem o “Sergio fundador”, mudaram de nome para “Uncanny”, numa última formação que durou pouco mas deixou pelo menos uma noite memorável de saldo, num evento no parque da Sementeira onde chegaram a experimentar alguns efeitos pirotécnicos à la Kiss e Iron Maiden (descontadas as devidas proporções, evidentemente), sem muito sucesso.
4.6 – MAHALO DISCO CLUB
Anos 80 |
O primeiro show que aconteceu no Mahalo foi da karne Krua, com abertura do ETC, uma banda “porralouca” que eu tinha com Silvio. Foi uma loucura, pois o espaço era pequeno e, mesmo com o pouco público da época, ficou apertado, o que deixou o “pogo” ainda mais violento que o usual, com vários indivíduos caídos pela calçada cheios de hematomas no final da noite. Foi um sucesso, o que nos motivou (eu e o pessoal da Karne Krua) a criar o “projeto Microfonia”, com shows semanais. Trouxemos, inclusive, bandas de fora do estado, a Discarga violenta, de Natal, e o Living In The shit, de Alagoas. Para tanto, alugávamos um sonzinho pequeno de Miraíton, um figura muito boa-praça que tinha um estúdio no Siqueira Campos onde as bandas "underground" costumavam ensaiar.
Logo o “pico” foi descoberto pelas demais “tribos” locais, e mais e mais shows passaram a acontecer, de todos os estilos, do punk mais casca-grossa – algumas bandas baianas, como APÁTRIDA, tocaram no local – ao metal extremo. Um dos eventos mais polêmicos foi o “Dia do Caos”, ocorrido na noite de 09/09/1995, produzido por e para bandas “puro sangue”, anarco-punk, e que acabou servindo como uma espécie de lavanderia de roupa suja, onde as contradições internas do movimento descambaram em discussões inflamadas que quase levaram às vias de fato. O Movimento punk havia se radicalizado ao extremo e se fechado em si próprio, o que anulou qualquer possibilidade de que o que eles tinham a dizer pudesse chegar a um publico maior. Muita fofoquinha mesquinha, muito disse-me-disse, um verdadeiro turbilhão de desconfianças, ameaças verbais e pancadaria que se estendia pela cena de todo o nordeste.
Conheci algumas criaturas fascinantes e estranhas através do Mahalo, como Ricky, “o poser”. Estávamos tocando e havia um show de metal rolando na mesma noite no Cotinguiba. A uma certa altura, aparece um pessoal de Estância, Alberto “Pereba”, Renatinha, sua irmã e um figura totalmente deslocado, glam dos pés à cabeça, que atendia pela alcunha de Ricky, o “poser”. Isso mesmo, o cara era poser assumido. Vestia calças de couro coladas, as famosas “tora-ovo”, baby-looks com lantejoulas e uma bandana na cabeça. Me viu com uma camiseta do Extreme Noise Terror e já foi logo dizendo que só gostava do Extreme. Morava em Estância, era fã do Guns and Roses, Poison, Motley Crue e Cinderalla, mas também curtia grind, algo que constatei ser verdade ao assitir estupefato ele acompanhar direitinho os grunhidos do clássico disco “reek of putrefaction”, do Carcass. Também curtia Black metal, chegando inclusive a tentar montar uma banda em Estância, a “Satanic Desire”, na linha do Sarcófago, mas que não saiu da garagem. Algum tempo depois ele foi embora pra Curitiba, cidade que achou um tédio, tudo muito limpinho, certinho, artificial. Mudou-se para São Paulo, viciou-se em crack e morou na rua por um tempo até arrumar um emprego como porteiro numa casa noturna. Depois disso, nunca mais tive notícias.
Anos 90 |
4.7 – Snooze e Lacertae
O Snooze nasceu em 1993 e foi a primeira e, por muito tempo, única banda “indie” (leia-se influenciada por gêneros como o shoegaze e as guitar bands) de Aracaju. Nasceu das cinzas do OUTSHINED, que tocava covers dos grandes “hits” do rock da época, especialmente o grunge. Vi eles pela primeira vez ao vivo num campeonato de skate no Siqueira Campos e foi paixão à primeira vista, nem tanto pelos sons próprios da banda (não lembro se eles já os tinha, mas acho que sim), mas pelo simples fato de terem tocado um cover do Pixies, uma de minhas bandas favoritas de todos os tempos e que tinha um status “Cult”, era pouco conhecida por aqui. Ajudei-os a montar seu primeiro release, feito em forma de fanzine xerocado. Logo eles lançaram sua primeira e clássica demo-tape, um verdadeiro marco na história do rock sergipano, não apenas pela competência técnica e talento para composição, na época um pouco mais punk e com muita influência de Social Distortion e Husker Du, mas também pela qualidade da gravação, infinitamente superior ao que era feito então.
Anos 80 |
Já o Lacertae surgiu de onde menos se esperava que aparecesse alguma coisa em termos de rock, especialmente com a pegada absolutamente original e experimental que eles tinham: o povoado Campo do Crioulo, no município de Lagarto, interior do estado. Começaram com um som mais “convencional” e pesado, emulando o Pantera, grande febre roqueira do período, mas logo partiram para searas nunca dantes navegadas, utilizando sons obtidos pela percussão de sucata metálica. Eram também um trio, com Paulinho no vocal e percussões esquisitas, Deon na guitarra e Tacer na bateria. Paulinho saiu por problemas pessoais (na verdade ele teve problemas psicológicos, o que o torna uma espécie de “Syd Barret” local) algum tempo após a gravação da demo-tape “100km com um sapato”, que chamou a atenção da crítica Brasil afora e os incluiu no cast da importante coletânea “Brasil compacto”, do selo Rock it, de Dado Villa Lobos, um verdadeiro “raio x” da produção independente brasileira dos anos 90.
Anos 80 |
4.8 – Fanzines
Anos 80 |
Ainda na década de 90 um grupo de punks se juntou e publicou, com uma qualidade gráfica razoável e uma periodicidade exemplarmente regular, o informativo HUMANISMO, um pequeno órgão de divulgação anarquista. Os textos eram excessivamente rasos e panfletários, mas era válido pela dedicação a uma boa intenção. Além do Humanismo a galera mais punk costumava lançar alguns fanzines que não costumavam passar da primeira ou, no máximo, segunda edição. E haviam as publicações mais exprimentais, usando e abusando de colagens de imagens e fotos, como o EXPRESSÃO MUDA, de Cícero Mago, e os fanzines de Fúria. Jamson Madureira era colaborador contumaz de todos com suas belíssimas ilustrações e passou a publicar seus próprios fanzines de quadrinhos no final da década, chegando a criar um personagem própria, Automazo, sempre envolvido em situações marginais regadas a sexo, drogas e alucinações e banhadas num texto imerso em surrealismo.
Anos 80 |
Mas o melhor fanzine sergipano da década e provavelmente de todos os tempos foi o CABRUNCO, editado por Adolfo Sá (hoje blogueiro) em parceria com Rafael jr. e Márcio “de Dona Litinha”, que na época tinha uma banda chamada MILLER BABES (responsável pelo primeiro show do Pato Fu em Aracaju, no extinto Batata quente da Orla de Atalaia) e atualmente é cantor e zabumbeiro da Naurêa. Começou timidamente, numa edição fininha porém com uma já bela e provocativa arte de capa desenhada por Eduardo Oliveira, outro grande talento local pouco conhecido. A publicação foi ganhando corpo e conteúdo com o tempo até chegar a um nível de excelência nunca antes visto por aqui. Os textos de Adolfo Sá eram excelentes e bastante sinceros, inclusive nas resenhas de shows que fazia, o que o tornou alvo da fúria de alguns egos machucados, culminando com um célebre quebra pau na frente do Cotinguiba, quando um dos artistas criticados foi tomar satisfação e, ao receber uma resposta igualmente sincera e direta como resposta, reagiu com chutes e pontapés. Já Rafael jr, que era encarregado das resenhas de discos, pegava mais leve e tinha mais jogo de cintura. Marcio, que é também professor de Redação, fazia uma interessante sessão de literatura. O Cabrunco teve grande repercussão nacional, com direito a resenha elogiosa na Folha de São Paulo, e até hoje é citado como uma das grandes publicações alternativas do Brasil, ao lado de nomes como PAPAKAPIKA, PANACEA E MASTURBAÇÃO, IOGURTE E ROCK AND ROLL.
4.9 - Rock-se
No final de 1998, um momento de ruptura: A Marginal produções, que já havia sido responsável por alguns eventos memoráveis, como A Boate do porão do Cultart, As festas “Castelo Rá-Tim-Bum” e shows de bandas como Planet Hemp, Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, resolve dar um passo além: promover o primeiro Festival de rock digno de nota na cidade. Para tanto, se associou ao Tequila Café e, com o apoio da Emsetur, Empresa Sergipana de Turismo, conseguiu a quadra do Estádio Lourival Batista, o maior do estado, também conhecido como “Batistão”, para a realização do evento.
Eu, que morava praticamente no quarteirão ao lado, mal pude acreditar no “cast” de bandas anunciadas, digno de um evento de grande porte, tipo o Abril pro rock: Pin Ups, seminal banda “indie” paulistana, grande influência para o Snooze, por exemplo, Mechanics, de Goiás, Hannagorik e Eddie, de Pernambuco, Júpiter Scope, Catapulta e Dois Sapos e meio, da Bahia, Living In the shit, de Maceió, Pelvs (que não veio), Squaws, Marcelo D2 e O Rappa, do Rio de Janeiro (Bruno Montalvão, “big boss” da Marginal, tinha muitos contatos no Rio, provavelmente vem daí a predominância de bandas daquele estado na escalação). De sergipanos teríamos Nino Karva e Mangaba Madura, Karne Krua, Snooze, Lacertae, Warlord, Sulanca e Mosaico. Consegui uma credencial de imprensa via Rock Press, revista especializada do Rio de Janeiro para a qual eu colaborava de tempos em tempos e lá estava eu, lado a lado com a equipe da MTV, que cobriu o evento via programa Lado B, apresentado por Fábio Massari, com total acesso ao palco e aos bastidores.
Eu, que morava praticamente no quarteirão ao lado, mal pude acreditar no “cast” de bandas anunciadas, digno de um evento de grande porte, tipo o Abril pro rock: Pin Ups, seminal banda “indie” paulistana, grande influência para o Snooze, por exemplo, Mechanics, de Goiás, Hannagorik e Eddie, de Pernambuco, Júpiter Scope, Catapulta e Dois Sapos e meio, da Bahia, Living In the shit, de Maceió, Pelvs (que não veio), Squaws, Marcelo D2 e O Rappa, do Rio de Janeiro (Bruno Montalvão, “big boss” da Marginal, tinha muitos contatos no Rio, provavelmente vem daí a predominância de bandas daquele estado na escalação). De sergipanos teríamos Nino Karva e Mangaba Madura, Karne Krua, Snooze, Lacertae, Warlord, Sulanca e Mosaico. Consegui uma credencial de imprensa via Rock Press, revista especializada do Rio de Janeiro para a qual eu colaborava de tempos em tempos e lá estava eu, lado a lado com a equipe da MTV, que cobriu o evento via programa Lado B, apresentado por Fábio Massari, com total acesso ao palco e aos bastidores.
Foram dois dias delirantes em que o rock sergipano ousou sonhar mais alto – depois de tudo veio a dura realidade e as contas que não batiam, o que inviabilizou a continuidade do projeto, mas pelo menos naqueles dois dias, estávamos no mapa da música alternativa feita no Brasil. Um feito e tanto, especialmente se considerarmos que nem se sonhava com movimentos descentralizadores como o “Fora do eixo” na ocasião. O Goiânia Noise e a Monstro discos, por exemplo, estavam em fase embrionária - lembro bem de Marcio Jr. e Cia. Ltda com uma banquinha da nova gravadora e seu primeiro lançamento, o compacto do Mechanics.
O show do Mechanics, por sinal, foi antológico: muito energético, muito “rock” e com um cover matador para “Psycho killer” do Talking Heads. O “hit” próprio deles, “formigas comem porra”, também caiu nas graças do público presente. Outros shows memoráveis se sucederam: Eddie, se redimindo finalmente do fiasco (não por culpa da banda) que foi a primeira vez deles em Aracaju, Pin Ups mandando ver em seu som esporrento com Rafael, do Planet Hemp, substituindo o guitarrista/fundador Zé Antonio, que não pôde vir devido a compromissos profissionais (ele trabalhava na MTV) e Alê, a baixista/vocalista, em constante conflito com o excesso de testosterona da galera do gargarejo, Snooze, que fez um dos melhores shows de sua carreira, provavelmente por estarem, surrealisticamente, dividindo um palco, em sua terra natal, com uma das bandas que mais os influenciou, e Karne Krua, que mandou um sonoro e inesquecível “Rappa de cu é rola” como desabafo pelo grande atraso para subirem no palco porque a citada banda, “estrela” da ocasião, não queria que ninguém tocasse antes deles.
Squaws e Marcelo D2 eu não tive muito saco pra ver, mas resisti heroicamente para presenciar, já na manhã da segunda feira, os três antológicos shows que encerraram a noite: Catapulta e seu esporro percursivo competentíssimo, Living In the shit em uma nova fase (viviam mudando), totalmente reggae – seria o último show que eu veria deles – e Dois Sapos e meio, sempre bastante perfomáticos e conduzidos pela guitarra endiabrada de Peu, que posteriormente seria o primeiro guitarrista da banda de Pitty em fase “rockstar”. Para fechar a maratona com chave de ouro, Montalvão conseguiu a liberação da piscina do complexo aquático e a galera não se fez de rogada: todo mundo caiu na água. Sapulha, o louco, em grande estilo: pulando de um dos trampolins de salto ornamental.
O Rock-se, como mencionei anteriormente, não teve continuidade – apenas uma segunda edição, desfigurada, no ano seguinte, no Espaço Emes – mas marcou toda uma nova geração que se formava, teve seu batismo de fogo naquelas duas noites e montaram bandas e/ou organizaram eventos na década/milênio seguinte.
Depois do Rock-se, o rock sergipano nunca mais seria o mesmo.
O show do Mechanics, por sinal, foi antológico: muito energético, muito “rock” e com um cover matador para “Psycho killer” do Talking Heads. O “hit” próprio deles, “formigas comem porra”, também caiu nas graças do público presente. Outros shows memoráveis se sucederam: Eddie, se redimindo finalmente do fiasco (não por culpa da banda) que foi a primeira vez deles em Aracaju, Pin Ups mandando ver em seu som esporrento com Rafael, do Planet Hemp, substituindo o guitarrista/fundador Zé Antonio, que não pôde vir devido a compromissos profissionais (ele trabalhava na MTV) e Alê, a baixista/vocalista, em constante conflito com o excesso de testosterona da galera do gargarejo, Snooze, que fez um dos melhores shows de sua carreira, provavelmente por estarem, surrealisticamente, dividindo um palco, em sua terra natal, com uma das bandas que mais os influenciou, e Karne Krua, que mandou um sonoro e inesquecível “Rappa de cu é rola” como desabafo pelo grande atraso para subirem no palco porque a citada banda, “estrela” da ocasião, não queria que ninguém tocasse antes deles.
Squaws e Marcelo D2 eu não tive muito saco pra ver, mas resisti heroicamente para presenciar, já na manhã da segunda feira, os três antológicos shows que encerraram a noite: Catapulta e seu esporro percursivo competentíssimo, Living In the shit em uma nova fase (viviam mudando), totalmente reggae – seria o último show que eu veria deles – e Dois Sapos e meio, sempre bastante perfomáticos e conduzidos pela guitarra endiabrada de Peu, que posteriormente seria o primeiro guitarrista da banda de Pitty em fase “rockstar”. Para fechar a maratona com chave de ouro, Montalvão conseguiu a liberação da piscina do complexo aquático e a galera não se fez de rogada: todo mundo caiu na água. Sapulha, o louco, em grande estilo: pulando de um dos trampolins de salto ornamental.
O Rock-se, como mencionei anteriormente, não teve continuidade – apenas uma segunda edição, desfigurada, no ano seguinte, no Espaço Emes – mas marcou toda uma nova geração que se formava, teve seu batismo de fogo naquelas duas noites e montaram bandas e/ou organizaram eventos na década/milênio seguinte.
Depois do Rock-se, o rock sergipano nunca mais seria o mesmo.
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Velho,que surpresa.
ResponderExcluirEstava pesquisando outra coisa e dei de cara com o Dossiê Rock Sergipano.
Texto histórico feito com paixão e conhecimento, saudade e lucidez. Mesmo não sendo profundo conhecedor do Rock, principalmente o Sergipano, que nem sonhei que existia, fiquei fascinado pela maneira de sua narrativa. Parabéns. Luiz Carneiro (lamcarneiro@hotmail.com)
caramba. Isso já um livro. e que deveria ser editado...
ResponderExcluirPS: Jayme katarro, aí em cima. Orgulhoso de ter feito parte de uma pequeno pedacinho dessa história.
ResponderExcluirValeu! Os planos para um livrinho existem, de forma embrionária ...
ResponderExcluirAdelvan,
ResponderExcluireu, Claudia Endlein e Érito Meireles que gravamos com vocês para o Programa Legal. A TV Sergipe não teve participação nisso. Foi uma bela experiência! Nunca vou esquecer. vocês têm a gravação disso?
Parabéns pelo blog! Muuuuito bom!
Um abraço,
sonia pedrosa.
a internet segue me impressionando! Eis que, tantos anos depois, uma pessoa que participou da produção do programa consegue achar uma referencia num texto imenso e ainda me dá um toque para uma correção! Muito obrigado pelo comentário, Sonia.
ResponderExcluirAdelvan, o mundo é pequeno!!!rsrsrs
ResponderExcluirLi o seu texto com o maior prazer! Foi uma bela surpresa!
Um grande abraço!
sonia.
Venho tarde através deste canal parabenizar ao Adelvan pelo trabalho. Mas algumas coisas tem que ser esclarecidas, quando ele cita sobre o psêudo "Antichrist fajuto". Ele nunca disse com aquelas palavras sobre jesus Cristo, apenas, ele quis dizer q Cristo foi um cara normal. Mas parece que ele e outros tem despeito do cara. Outra, o que saiba o mesmo citado de Antichrist, organizou a fila do Ratos por causa de seu Irmão q na época não estava controlando a fila e ele ajudou. Mas não tirou brilho de seu trabalho espero q vá longe...Ok! ass: Antichrist...
ResponderExcluirTom, eu que agradeço os esclarecimentos. Como disse no topo, é um texto "gonzo"*, ou seja, é a MINHA versão dos fatos, a impressão que eu tive sobre o que vi e ouvi. Que bom que você teve a atitude de expor a sua e numa boa, sem mágoas - pelo menos aparentemente. Fica o registro.
ResponderExcluir*(wikipedia) Gonzo é um estilo de narrativa em jornalismo, cinematografia ou qualquer outra produção de mídia em que o narrador abandona qualquer pretensão de objetividade e se mistura profundamente com a ação.
Sobre o tal Antichrist fajuto, continuo a dizer que o editor nunca conversou ou entrevistoo mesmo. Existe muita coisa por trás da alegação é omissão de seus depoimentos sobre a Deuteronômio e do Antichrist que ele cita. Para falar de algo tem que ter propriedade e não inventar frases que convém um *determinado grupo* gozo ou não tenho o direito de responder, tais ofensas, até, porque parece indiferente a pessoa supracitada e que nunca se pronunciou na frente do mesmo. Aqui fica meu depoimento de repúdio contra algumas frases do autor citado ao texto é que um dia quando terei voz à declarar, vai ser sim de minha autoria e boca e não de escrituras que podem ser depoimentos que nunca foram dito. No mais estou ao dispor a qualquer pergunta relacionada ao meu pseudônimo Ton Antichrist Mentor e fundador da Banda ANHAN / DSBM/ GLÓRIA|SERGIPE/NORDESTE/BRASIL
ExcluirRpz…vi e li esse legado hoje pesquisando sobre o metal sergipano. 0 Cleriston juntamente com seu irmão foram umas das maiores referências do metal sergipano.
Excluiroi, sou Marcelo Trexx primeira formação do guilhotina. que historia!!
ResponderExcluirOpa! Valeu Marcelo, que bom que gostou - foi o que conclui da postagem. Guilhotina tá na história do rock feito por estas bandas, pena que não conheci a banda, só de ouvir falar ...
ResponderExcluirEU ESTAVA NO SHOW DO ROCK-SE EM 1998 MARCOU MINHA VIDA E HOJE SOU UM HOMEM MELHOR DIANTE A SOCIEDADE EU PENSO E EXISTO E O RAPPA TAVA LA E FEZ A DIFERENÇA.AMANHÃ COMPELTA 16 ANOS Q FUI A ESSE SHOW E MUDOU MINHA HISTORIA. PARABENS AO BLOG SERGIPANO.
ResponderExcluiressa garota sou eu. hahahah
ResponderExcluirSou de Salvador e estive no Rock-SE também, fui com uma galera daqui, para prestigiar meus amigos da Jupiterscope. Confesso que o tempo (18 anos já!), uma paixão mal-resolvida da época e o uso indiscriminado de substâncias não-recomendadas pela carta magna no fim de semana inteiro me impediram de prestar mais atenção nos shows, mas lembro que o clima e a vibração locais eram do caralho. Lembro também que a Catapulta subiu no palco de manhã, já. A essa altura eu já tava querendo MÓR-RER! Mas o povo não tava nem aí, pogava na frente do palco enlouquecido. Época fantástica!
ResponderExcluirDe resto, um puta trabalho foda todo esse teu relato, Mestre Adelvan!
Quando a preguiça permitir, tento fazer um similar aqui sobre o que testemunhei em SSa...
Oi, foi uma surpresa ler esse texto....saudades. Estive em vários dos shows citados (entre os anos de 89 aos anos 2000), frequentei muito as lojas LOKAOS, BR, Freedom. Tenho algumas fotos do show do bosta rala no cotinguiba entre outros. Me levou a um passado bem louco kkk.
ResponderExcluirDeborah K
Massa Deborah! Quer me passar essas fotos não? Qq coisa vc me acha em www.facebook.com/escarronapalm ou pelo whatsapp (79)99139-0483 - Um abraço, e obrigado pelo comentário. Bom saber que o texto está, aos poucos, atingindo seu público ...
ResponderExcluirParte deste texto foi publicada na Revista Cumbuca n° 1.
ResponderExcluirPorra! Que coisa linda ler isso!
ResponderExcluirEra pirralho quando acompanhei parte dessa história!
Material perfeito!
Sensacional ler esse doddie sobre o rock srgupanse. Apesar de ser de aravaji e procurar bastante material sobre nossa história rockeira e underground, nunca cheguei perto disso aqui!!! Mesmo tendo contato com várias figuras citadas no texto... Obrigado
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