quinta-feira, 9 de maio de 2013

68º Dia da Vitoria na Grande Guerra Patriótica

Hoje a Russia está em festa. No dia 09 de maio se comemora o Aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica - que é como eles chamam a Segunda Guerra Mundial.

Durante muito tempo, por conta da guerra fria, se tentou diminuir a participação da URSS na derrota da Alemanha nazista, mas a verdade é que foi em Stalingrado, hoje Volgogrado, que o III Reich começou a ser, definitivamente, abatido. A partir dali, vencida aquela que foi, provavelmente, a mais sangrenta das batalhas de que se tem notícia na História da humanidade, o Exército vermelho iniciou uma contra-ofensiva que só foi parar em Berlim. E poderia ter ido além, caso os demais aliados, as chamadas "democracias ocidentais", notadamente os Estados Unidos e a Grã Bretanha, não tivessem invadido a Europa a partir da França e também avançado até a capital alemã. O Dia D, hoje se sabe, foi planejado mais para barrar o avanço dos russos do que para derrotar definitivamente os nazistas - porque eles já estavam, irremediavelmente, derrotados.

A Russia é uma grande nação com vocação imperialista e autoritária. Na época da guerra vivia sob o jugo de um regime totalitário comandado por Stalin. Não era, definitivamente, nenhum exemplo de democracia - muito embora se possa questionar o modelo adotado nas democracias ocidentaias, onde a "vontade do povo" é frequentemente manipulada e sequestrada pelo poder econômico do mercado financeiro e dos proprietário das mídias de massa e dos meios de produção. Mas é inegável que foi principalmente graças aos esforços desse povo valoroso que o mundo se viu livre da ameaça do nazi-fascimo.

Deixo aqui minha homenagem a esse grande feito.


Nenhum comentário: